O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) procedeu quinta-feira, em Luanda, o lançamento oficial da campanha nacional de recolha de acervo desportivo, no âmbito do Dia Nacional dos Desportos.
A cerimónia teve lugar na Galeria Nacional dos Desportos e foi presidida pela ministra do setor, Ana Paula Sacramento Neto, e juntou desportistas, dirigentes desportivos, entre outras personalidades.
A campanha tem como objectivo registar, preservar e divulgar as memórias das conquistas desportivas individuais e colectivas do desporto angolano, tais como fotografias, medalhas, trofeus, recortes de jornais, equipamentos e livros.
Os acervos serão cedidos pelos atletas, ex-praticantes , treinadores, clubes, associações desportivas, federações e colecionadores para serem expostos na Galeria Nacional dos Desporto, em Luanda.
O antigo praticante de atletismo e recordista mundial José Sayovo procedeu a entrega da sua medalha de ouro conquistada em Atenas (Grécia), em 2004, enquanto Palmira Barbosa (ex-andebolista) entregou um fato olímpico da primeira participação de Angola nas olimpíadas de Atlanta (1996).
Os basquetebolistas Miguel Lutonda e Jean Jaques da Conceição entregaram, respectivamente, o trofeu de melhor jogador dos lançes livres do nacional de 2001 e a estatueta de melhor jogador num dos africanos da modalidade.
O antigo treinador Victorino Cunha fez a entrega de um quadro do plantel da seleção dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), enquanto Flávio Amado (futebolista) cedeu a camisola 16 que envergou na seleção de honras.
António da Luz, secretário-geral do Comité Paralímpico, depositou a taça do Mundial do México, conquistada pela selecção nacional de futebol para amputados (2018).
A ministra Ana Paulo Sacramento homenageou, na ocasião, os atletas que fizeram entoar o hino nacional nos maiores palcos desportivos mundiais e continentais.
A cerimónia foi testemunhada por ex-ministros dos Desportos, nomeadamente, Sardinha Castro, Marcos Barrica e Gonçalves Muandumba.
O 23 de Janeiro foi institucionalizado pelo Governo angolano como Dia Nacional do Desporto em 2003, como sinal de reconhecimento do papel que o desporto assume na sociedade como factor de integração e desenvolvimento.
Comentários