
Durante a prática de exercício físico, sobretudo a nível amador ou quando não acompanhada por um treinador, técnico ou preparador físico especializado, é comum que se cometam erros. Erros que podem não só prejudicar o desempenho, mas a própria saúde.
Desde a alimentação à falta de hidratação, passando pela repetição excessiva de movimentos ou o exercitar de apenas determinadas partes do corpo, são inúmeros os erros que muitos desportistas cometem na prática das suas rotinas de exercício físico. É, pois, fundamental identificar esses erros para que seja possível corrigi-los.
Conheça sete desses erros mais comuns e quais os riscos de cada um deles
Erro 1: Não aquecer antes de treinar
Por falta de tempo, por preguiça, por chegar 'em cima da hora', ou por qualquer outra razão, é comum os desportistas amadores mais descuidados não fazerem um aquecimento conveniente (ou, por vezes, nem sequer aquecerem) antes de iniciarem a prática desportiva. Um aquecimento de entre 10 a 15 minutos é fundamental para preparar o corpo para movimentos mais exigentes.
Erro 2: Falta de hidratação
São inúmeros os fatores que influenciam as necessidades de reidratação e um erro comum de muitos desportistas amadores é o de não se hidratarem suficientemente. Aspetos como o calor, a humidade, a intensidade do exercício ou até o vestuário fazem variar a necessidade de reidratação. É, pois, fundamental que os desportistas se vão hidratando de forma conveniente não só durante, mas também antes e depois do treino.
Erro 3: Tomar suplementos nutricionais de forma despropositada
A oferta de suplementos nutricionais e cada vez maior e mais variada. Mas é importante que a toma destes suplementos seja aconselhada e acompanhada por um nutricionista ou de um especialista em medicina desportiva, sob pena de não só os resultados não irem de encontro ao esperado, como terem mesmo malefícios para a saúde. Se optar por tomar suplementos nutricionais, não o faça nunca de forma despropositada. Faça-o sob a orientação de um especialista.
Erro 4: Não comer a seguir a praticar exercício
Muitos dos que praticam exercício físico com o propósito de perder peso evitam comer logo a seguir, com medo de 'estragar' o que acabaram de fazer. Mas restabelecer os níveis energéticos após a praticar desporto é fundamental, seja através do consumo de cereais ou barras energéticas, iogurtes ou mesmo uma refeição ligeira que inclua hidratos de carbono e proteínas.
Erro 5: Não usar calçado adequado
Diferentes desportos requerem diferentes tipos de calçado, mas muitas vezes os atletas amadores acabam por utilizar o mesmo para exercícios distintos. É importante usar calçado adequado à atividade física que se pratica e ao pé do atleta, sob pena de ocorrerem lesões. Um especialista em medicina desportiva pode ser um bom conselheiro nesta área.
Erro 6: Exercitar em demasia determinadas partes do corpo
Muitas vezes, os atletas que praticam desporto sem acompanhamento especializado acabam por repetir os mesmos exercícios em excesso, ou por se focarem demasiado em trabalhar uma determinada parte do corpo. Sobrecarregar uns grupos musculares e negligenciar outros pode originar problemas de postura e potenciar o aparecimento de lesões.
Erro 7: Não fazer check-ups regulares
Para quem pratica desporto com relativa assiduidade é muito importante a realização de check-ups adequados à prática desportiva com alguma regularidade, de forma a avaliar o estado de saúde, identificar potenciais problemas ou possíveis lesões e preveni-las.
Fonte: Saúde CUF
Comentários