A China e o Japão, os dois grandes candidatos ao título olímpico no concurso completo por equipas na ginástica artística masculina, qualificaram-se hoje nas primeira e segunda posições, respetivamente, para a final, agendada para segunda-feira.

Sem os ginastas russos, detentores do título olímpico, chineses e japoneses, medalhas de prata e bronze em Tóquio2020, foram as equipas mais pontuadas na qualificação disputada hoje na Arena Bercy, que apurou os oito finalistas.

A China, quatro vezes campeã na prova, fechou a qualificação com 263.028 pontos, seguida do Japão (260.594), campeão mundial e dono de sete títulos olímpicos, e da Grã-Bretanha (256.561), terceira.

A Ucrânia surpreendeu, ao fechar a qualificação na quarta posição, superando os Estados Unidos, quintos, ambos à frente de Itália, Suíça e Canadá, as outras três equipas do grupo de oito que vão disputar a final.

Fora da prova decisiva ficaram a Turquia, nona, os Países Baixos, a Alemanha e a Espanha.

No domingo, disputa-se a qualificação feminina, com o aguardado regresso da norte-americana Simone Biles, a tetracampeã olímpica, que há três anos saiu de Tóquio2020 apenas com uma medalha de bronze, depois de desistências sucessivas e de ter assumido publicamente a incapacidade para competir, trazendo para a ribalta a questão da saúde mental dos atletas.