A Espanha confirmou que 2024 é um ano histórico para o futebol do país, ao conquistar o torneio masculino dos Jogos Olímpicos Paris2024 depois do Europeu, enquanto os Estados Unidos regressaram ao ouro na prova feminina.

Nos homens, a anfitriã França ficou-se pela prata, enquanto Marrocos confirmou ser a surpresa da prova e arrecadou a sua primeira medalha olímpica com o bronze.

Nas senhoras, as norte-americanas chegaram pela quinta vez à medalha de ouro, algo que já não acontecia desde Londres2012, sucedendo ao Canadá, campeão em Tóquio2020, e arruinaram o esperado adeus de Marta, a lendária jogadora ‘canarinha’.

O Brasil continua, assim, sem chegar ao ouro no torneio feminino, repetindo as finais perdidas em Atenas2004 e Pequim 2008, ambas também perante os Estados Unidos.

Hoje, no Parque dos Príncipes, um golo de Mallory Swanson, aos 57 minutos decidiu a final (1-0), num duelo entre as duas únicas seleções totalistas em participações (oito) nos torneios olímpicos femininos de futebol.

Marta foi lançada na partida pouco depois, mas não foi capaz de comandar as brasileiras rumo em empate, acabando por sair do estadio parisienses sob forte ovação do público após o apito final.

Na sexta-feira, em Lyon, a Alemanha já tinha alcançado a medalha de bronze (depois do ouro de 2016 e dos bronzes de 2000, 2004 e 2008), ao bater por 1-0 a estreante e campeã mundial Espanha.

No mesmo dia, ficou também concluído o torneio masculino, com Espanha a voltar a celebrar um título, agora em solo francês, praticamente um mês depois do Euro2024, que decorreu na Alemanha.

Em Paris, igualmente no Parque dos Príncipes, os espanhóis bateram a França por 5-3, após prolongamento, e conquistaram a medalha de ouro pela segunda vez, 32 anos depois do sucesso nos JO Barcelona1992.

O avançado Sérgio Camello bisou no tempo extra e levou a Espanha ao triunfo, após o 3-3 registado nos 90 minutos, período em Fermín Lopez também já tinha marcado dois golos, situação que ajudou ainda mais o médio do FC Barcelona a conquistar o título de melhor jogador do torneio.

Lopez fez seis golos em toda a prova, mas acabou superado pelo marroquino Soufiane Rahimi, que acabou com oito, igualando o recorde de Carlos Tevez na era moderna, em Atenas2004, tornando-se no primeiro jogador a marcar em todos os jogos do torneio masculino.

Rahimi foi determinante no bronze inédito de Marrocos, que chegou com ‘estilo’ em Nantes, na goleada sobre o Egito (6-0). O avançado fez dois golos nessa partida.

Futebol feminino:

  • OURO: Estados Unidos
  • PRATA: Brasil
  • BRONZE: Alemanha

Futebol masculino:

  • OURO: Espanha
  • PRATA: França
  • BRONZE: Marrocos