O skater Gustavo Ribeiro é a grande esperança da estreia da Missão portuguesa nos Jogos Olímpicos Paris2024, com a judoca Catarina Costa e os ciclistas Nelson Oliveira e Rui Costa, no contrarrelógio, a entrarem também hoje em prova.

Depois de ter sido oitavo em street em Tóquio2020, Gustavo Ribeiro já assumiu que sonha com uma medalha em Paris, disputando as eliminatórias às 12:00 locais (11:00 em Lisboa), com a final marcada para as 17:00 (16:00).

Contudo, a prova de skate poderá ser adiada para segunda-feira, caso se mantenham as previsões de chuva para Paris, algo que também pode afetar a estreia do tenista Nuno Borges, que vai defrontar o argentino Mariano Navone, no segundo encontro da sessão da manhã, que arranca às 12:00, no court 10 de Roland Garros.

Quinta classificada em Tóquio2020, Catarina Costa será a primeira judoca lusa em ação, defrontando a alemã Katharina Menz, num combate previsto para as 10:54. O bloco das finais do judo começa às 16:00.

No ténis de mesa, Jieni Shao vai defrontar na primeira ronda a luxemburguesa Sarah de Nutte, naquele que vai ser o terceiro encontro entre as duas, sendo que a portuguesa saiu vencedora dos dois anteriores.

Manuel Grave vai começar o concurso completo de equestre, com a prova de dressage, seguindo-se o ‘cross country’ no domingo e os saltos na segunda-feira.

Na distante onda de Teahupo’o, no Taiti, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot devem disputar a primeira eliminatória do surf, em baterias que devem acontecer já na madrugada de domingo em Portugal.