Um díptico “exuberante” e “surrealista” servirá de cartaz para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024, foi hoje desvendado no Musée d'Orsay, com o ilustrador Ugo Gattoni a revelar ter pretendido criar algo “épico”.

Desenhado pelo ilustrador parisiense, o díptico, que implicou cerca de 2.000 horas de trabalho, começará a ser afixado na capital parisiense esta semana.

“Queria criar algo épico, grandioso, mas também expressar um sentimento festivo de alegria, agitação, superexuberante. […] Uma aposta surrealista em que tentamos manter muita poesia e humor”, descreveu Ugo Gattoni, durante a apresentação do cartaz duplo, no Musée d'Orsay, em Paris.

No cartaz de Paris2024, o ilustrador retratou a Torre Eiffel, os jardins de Versalhes, o Stade de France, ou o público nas margens do rio Sena – para onde um mergulhador parece preparado para saltar -, sendo visíveis até as ondas da praia Teahupo'o, no Tahiti, onde decorrerão as provas de surf, entre muitos outros ‘palcos’ das modalidades olímpicas/paralímpicas.

Oito mascotes – as vermelhinhas Phryge - estão escondidas no desenho, profundamente rico em detalhes – tantos que é difícil destrinçar todos -, em que predominam as cores roxa, rosa, verde e azul e em que não existem bandeiras francesas, apenas os logos dos Jogos Olímpicos (26 de julho a 11 de agosto) e Paralímpicos (28 de agosto a 08 de setembro).

“Durante quatro meses, fechei-me no meu atelier, durante dia e noite. É um cartaz que deve funcionar daqui a 100 anos”, estimou o criador.

Desde 1912 que cada edição dos Jogos Olímpicos tem um cartaz, que será este ano colocado à venda ao público na sua forma original mas também em derivados, como desenhos para colorir ou puzzles.