Ao longo de 11 dias, a cidade vai acolher, em 18 instalações que há pouco tempo foram palco das competições olímpicas, atletas de 185 países, entre os quais 27 portugueses.
Ao longo de 12 participações, 11 das quais consecutivas, Portugal conquistou 94 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 25 de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Paris acolherá uma das mais pequenas comitivas portuguesas de sempre, apenas superior aos 13 atletas, das modalidades de atletismo e boccia, que marcaram presença nos Jogos Seul1988, mas que conquistaram um total de 14 medalhas.
No atletismo e no boccia, a equipa lusa terá seis representantes em cada uma, enquanto na natação marcarão presença quatro atletas. A canoagem e o ciclismo, com dois atletas cada, e o badminton com uma vaga assegurada, fecham, para já, a lista.
Portugal somará em Paris2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Portugal somará em Paris2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, Portugal somará a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Os nomes dos quatro nadadores juntam-se aos dos canoístas Norberto Mourão e Alex Santos, que já foram anunciados pela federação de canoagem, e à jogadora de badminton Beatriz Monteiro, apurada via ranking.
Na quinta-feira, o CPP anunciou a atribuição nominal das quotas da canoagem a Norberto Mourão, medalhado em Tóquio2020, e a Alex Santos, atletas aos quais se junta agora Beatriz Monteiro.
Além das duas quotas na canoagem, Portugal tem asseguradas mais 12 nos Jogos Paralímpicos Paris2024, que se disputam entre 28 de agosto e 08 de setembro, sendo quatro no atletismo, quatro na natação, três no boccia e uma no ciclismo.
A 19.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista coberta prossegue até domingo, estando marcadas, para sábado, as finais dos 400 metros, dos 3.000 metros e dos 60 metros barreiras, bem como do salto em comprimento e do triplo salto masculinos e do salto com vara feminino.
No documento hoje enviado à comunicação social, o CPP lamenta que “o desporto em especial e a atividade física em geral têm sido negligenciados, quer pelo Estado, quer pelas famílias”.
O Comité Paralímpico de Portugal teme uma “representação residual” nos Jogos Los Angeles 2028 e antecipa a necessidade urgente de uma “mudança de paradigma”.
Portugal vai fechar o ano de 2023 com 12 atletas, de cinco modalidades, qualificados para os Jogos Paralímpicos Paris'2024, depois de a Federação Internacional de Boccia ter confirmado o apuramento da equipa lusa de BC1-BC2.
Em 27 de agosto, véspera da cerimónia de abertura, as tochas voltam a juntar-se na região da Île de France, antes de iniciarem o percurso final pela cidade de Paris, no qual passará por vários locais emblemáticos.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.