Em comunicado, o CPP refere que a lista única concorrente aos órgãos sociais, liderada por José Lourenço, “para o mandato até 2024, foi eleita com 92 votos a favor e um voto em branco”.
Constantino vai comandar os destinos olímpicos nacionais até Paris2024, com o objetivo de superar o melhor registo luso coroado com as quatro medalhas conquistadas em Tóquio2020.
Tal como os Jogos Olímpicos de Inverno, a competição paralímpica fica ainda marcada pela pandemia de COVID-19, decorrendo num sistema “de bolha”, numa tentativa de evitar os contágios.
Em comunicado, o Comité Paralímpico Russo classifica como “exclusivamente política” a decisão de proibir a participação dos atletas da Rússia e da Bielorrússia na competição, que arranca esta sexta-feira, mas acrescenta que a sua delegação vai deixar a China.
A decisão do IPC de excluir os atletas russos e bielorrussos do evento, que decorre de sexta-feira a 13 de março, surge após uma primeira posição em que tinha sido decidido que podiam participar como neutros.
O presidente do comité ucraniano afirmou que a viagem até à China foi difícil, lembrando que foi necessário juntar os atletas e material de competição que estavam dispersos em 11 regiões do país.
Solução na competição que reúne desportistas com idades até aos 18 anos visa “salvaguardar o bem-estar dos jovens atletas, bem como proteger a integridade do evento”.
A chegada da delegação ucraniana foi anunciada poucas horas depois do IPC ter informado que os atletas da Rússia e da Bielorrússia vão participar nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim2022 sob bandeira neutra.
O IPC refere que pretende realizar uma Assembleia-Geral Extraordinária em 2022 para decidir se o incumprimento da trégua olímpica é motivo suficiente para suspender ou banir os comités paralímpicos da Rússia e da Bielorrússia.
A trégua começou a 04 de fevereiro e estende-se até 20 de março, e a sua quebra representa, declarou o presidente do IPC, Andrew Parsons, “uma situação verdadeiramente horrível”.
Apresentados como um exemplo de sustentabilidade, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, não escaparam às consequências das mudanças climáticas e foram os primeiros a depender quase totalmente de neve artificial. A solução acabou por gerar polémica e veio levantar a questão sobre o futuro
O COI garante estar “profundamente preocupado com a segurança da comunidade olímpica na Ucrânia” e acrescenta ter “criado um grupo de trabalho para acompanhar a situação e coordenar a assistência humanitária a membros dessa comunidade”.
A pensar nos Jogos Olímpicos Paris2024, 14 atletas portugueses, seis já com experiência olímpica e um com uma medalha, asseguraram um apoio para as respetivas preparações, que foi hoje apresentado.
Pequim, que se juntou a Tóquio como a segunda cidade a organizar competições olímpicas em tempo de pandemia, será ainda palco dos Jogos Paralímpicos de Inverno, que decorrerão entre 04 e 13 de março.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.