Portugal participa na competição com Ricardo Brancal e Vanina de Oliveira, no esqui alpino, e José Cabeça no esqui de fundo, os três estreantes em Jogos Olímpicos.
A cerimónia de abertura da competição, que decorre entre 04 e 20 de fevereiro, na China, está marcada para sexta-feira, às 12:00 na hora de Lisboa, mais oito horas em Pequim.
A taxa de positivos entre atletas e pessoal das equipas é de 4,2%, em comparação com 0,66% para outras “partes interessadas” no evento, o que inclui trabalhadores e jornalistas.
Chefe de missão da comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022 destaca que "só o facto de os atletas conseguirem chegar lá já é de grande mérito".
Das 21 sedes de Jogos Olímpicos de Inverno desde Chamonix1924, apenas dez deles poderiam os mesmos Jogos em 2050, com queda de neve natural suficiente.
A China vai receber nos próximos dias as mais altas figuras de diversas nações, apesar de muitos países ocidentais terem já anunciado um boicote diplomático a Pequim2022 em defesa dos Direitos Humanos, incluindo Portugal.
O Comité Olímpico Internacional (COI) informou hoje que foram detetados 72 casos de covid-19 relacionados com os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022 nos testes feitos antes do arranque da competição.
Assembleia apela ao governo de Hong Kong para que “liberte todos os presos políticos e retire as acusações contra todos os manifestantes pacíficos detidos nos últimos anos”.
A organização teme que os Jogos ofusquem as acusações de abusos contra membros da minoria étnica muçulmana uigur e em Hong Kong, acreditando mesmo que a situação no país seja pior do que em 2008.
A única possibilidade de Christian Oliveira ser chamado seria três dos atletas à sua frente no ‘ranking’ não poderem, por qualquer motivo, competir em Pequim2022.
Com o mote SuperAção, a mensagem “ganha forma através de oito atletas de cada uma das oito modalidades com representação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020”.
Devido às restrições impostas pela China à entrada de estrangeiros, poucos políticos mundiais devem viajar até Pequim. As duas exceções notáveis são o Presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe da ONU, António Guterres.
Embora a variante Ómicron já tenha sido detetada em algumas cidades chinesas, como Tianjin, a cerca de 80 quilómetros de Pequim, a “situação está sob controlo”.
A Coreia do Norte disse hoje que não participará nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022 por causa das "forças hostis" e da pandemia.
“As medidas tomadas pelas autoridades chinesas são muito restritas e neste momento não vemos um aumento do risco de transmissão”, garante o diretor de Emergências Sanitárias da OMS, Mike Ryan.
Na estreia da modalidade no programa olímpico, as restantes sete finalistas levaram a campeã mundial, Misugu Okamoto em ombros após uma queda a ter afastado da luta pelo ouro.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.