A presidente da Federação Cabo-verdiana (FCA) de Andebol, Filomena Fortes, assegurou esta sexta-feira que está tudo a postos para o arranque, esta sexta-feira, na Cidade da Praia, do campeonato nacional da modalidade em seniores masculino e feminino.
De acordo com Filomena Fortes, que falava em conferência de imprensa, todas as equipas já se encontram na capital do país e prontas para dar início a competição, que este ano vai estrear um novo figurino.
Esse novo modelo, segundo esta dirigente, visa proporcionar maior competitividade à prova, por um lado e, por outro, dotar as associações de uma maior responsabilidade, principalmente no que respeita ao alojamento e alimentação.
Em relação aos custos que esta competição vai acarretar, Filomena Fortes fez saber que houve comparticipação do Governo no valor de 4.400 contos (cerca de 40 mil euros), ressalvando que dentro deste bolo, devido à desistência do Fogo, da Brava e do Maio, a federação utilizou parte da verba para a realização dos campeonatos juniores.
A fase final do campeonato nacional de andebol, que arranca hoje no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, às 16h00, vai ser disputada pelas campeões regionais de Santiago Sul, de São Vicente e do Sal.
Na estreia, defrontam-se as equipas femininas da Académica do Sal e Seven Stars de Santiago Sul, para mais tarde medirem forças o Amarante, campeã de São Vicente, e o ABC, detentora do título.
Já no masculino, o título começa a ser disputado sábado, entre os campeões regionais de São Vicente (Batuque), do Sal (Académica) e de Santiago Sul (Seven Stars e ABC), esta última campeã em título.
No domingo, no feminino, a Académica do Sal e o Amarante entram em campo, logo de seguida jogam o ABC e o Seven Stars e no fim defrontam-se as equipas masculinas do Seven Stars e da Académica do Sal, e o Batuque mede forças com o ABC.
As fases preliminares do Campeonato de Cabo Verde masculino e feminino aconteceram de 01 a 04 de julho e de 09 a 11 de julho, nas cidades da Praia e Espargos (Sal), respectivamente.
Comentários