A 16 de novembro, o Sporting revalidou o título europeu de clubes de judo, ao voltar a derrotar os russos do Yawara Neva, por 3-2, na final da Liga dos Campeões de 2019, que se disputou em Odivelas. Depois desta conquista, o SAPO Desporto falou com Jorge Fonseca, que além de integrar a equipa do Sporting que levantou o troféu este mês, é ainda campeão do Mundo a título individual.
Num formato com 20 perguntas (dez relacionadas com a vida profissional e dez com a vida pessoal), o judoca Jorge Fonseca deu-se a conhecer ao público.
Desde a pessoa que escolheria para enfrentar no tapete à profissão já escolhida para exercer depois do 'adeus' ao judo, fique a saber mais sobre o atleta do Sporting.
Jorge Fonseca, de 27 anos, foi o primeiro português a conquistar um título mundial em judo, ao vencer a categoria de -100 kg, depois de derrotar Ilyasov, terceiro classificado nos Mundiais de 2018.
Ainda em 2019, o judoca natural de São Tomé e Príncipe, campeão da Europa de sub-23 em 2013, integrou a seleção portuguesa que conquistou a prata na competição por equipas nos Jogos Europeus, em Minsk.
Mas, a vida nem sempre foi fácil para o judoca do Sporting. Na sua primeira presença em Jogos Olímpicos, foi 17.º no Rio 2016, um ano depois de ter descoberto que tinha um cancro na perna esquerda.
Vencida a doença, Jorge Fonseca voltou em grande forma. O atleta do Sporting admite que ganhou força com o cancro e promete que a partir de agora, vai ser sempre a subir. Para lá, o judoca garante estar focado em Tóquio 2020, onde pretende tornar-se campeão.
Comentários