Uma equipa de Cabo Verde da Ultramaratona já está no terreno a trabalhar com vista a sua preparação na prova internacional "Transvulcânica" que se realiza a 9 de maio, em La Palma, nas Ilhas Canárias.
Segundo apurou a Inforpress junto do "manager" Orlandino Mascarenhas, Cabo Verde vai estar representado por Danielson Pereira (atleta de Santa Catarina) na prova dos 75 quilómetros (km), João Fonseca (Brava) nos 42 km e pela dupla Gil Fortes (São Vicente) e António Andrade (Santo Antão) nos 21 km.
Patrocinada pela Emicela e Binter Canárias, a comitiva cabo-verdiana deixa a Cidade da Praia a 28 deste mês para intensificar os treinos e poder melhor adaptar-se ao clima e ao terreno de La Palma, estando o regresso agendado para 12 de maio.
A Transvulcânica é referenciada como uma prova muito exigente, sendo que os atletas chegam mesmo a atingir uma altitude de 2500 metros, com reflexos diretos na míngua de oxigénio, razão pela qual 17% dos participantes da última edição não foram capazes de terminar a prova dos 73 Km.
Quase 9% não cortaram a meta nos 44 km, enquanto 5% desistiram da corrida dos 24 mil metros, denominado Plátano de Canárias Transvulcânica Meia Maratona.
A maioria das desistências, de acordo com o diretor médico da prova, José Francisco Ferraz Jerónico, citado pelo "site" oficial da prova, está ligada à nutrição (hidratação insuficiente ou errada), pelo que este especialista alerta para os riscos mais comuns (desidratação e insolação) aconselhando os atletas a comer e beber sempre "pequenas quantidades ao logo da corrida".
Comentários