O maratonista internacional cabo-verdiano Ruben Sança falhou domingo a qualificação para o Rio’2016 durante a Maratona Internacional de Londres, Inglaterra, ao percorrer os 42 quilómetros em 2 horas, 21 minutos e 28 segundos.

Com este resultado, o atleta cabo-verdiano residente nos Estados Unidos falha um dos seus grandes objetivos de qualificar-se diretamente para o Rio’2016 e fica aquém dos mínimos exigidos, 2 horas e 17 minutos, nesta prova, isto é, a quatro minutos da qualificação.

Ruben Sança disse ter lutado até ao fim com tudo o que tinha para “dar na maratona de Londres”, que a 37 quilómetros estava a 10 segundos acima do tempo de qualificação olímpica, mas que nos últimos cinco quilómetros perdeu ritmo, o que viria a tornar-se fatal para as suas aspirações.

“Fiquei uma hora na tenda médica depois da prova. Gostaria de agradecer aos meus amigos e familiares por todo o amor e apoio durante este processo”, escreveu o atleta na sua página oficial da rede social.

A prova foi conquistada pelo queniano Eliud Kipchoge ao vencer a medalha de ouro, repetindo a vitória de 2015, com o tempo de 2:03.05 horas, a oito segundos do recorde mundial, que pertence ao compatriota Dennis Kimetto (2:02.57).

O também queniano Stanley Biwott e o etíope Kenenisa Bekele completaram o pódio masculino, sendo que a queniana Jemima Sumgong venceu a maratona feminina.