Numa prova em que as atletas percorreram uma distância de 4.200 metros, Beatriz Pereira, do Maia AC, foi a melhor portuguesa em prova, com a 15.ª posição.
Mamona, atual campeã europeia, só perdeu para a jovem cubana Leyanis Perez, que, na sua primeira época como sénior, atingiu 14,47 metros, terceiro melhor registo mundial do ano.
Bazolo, que já está qualificada para o Mundial 'indoor' de Belgrado, que se disputa em março, retirou três centésimos ao melhor registo português de 2022.
O registo obtido, 3.38,08 minutos, supera claramente o mínimo de 3.39,00 e coloca o atleta algarvio como o quarto melhor mundial do ano, além de subir a terceiro melhor luso de sempre.
As melhores marcas foram conseguidas no sábado, com Auriol Dongmo a lançar a 19,29 metros, a terceira melhor marca nacional de sempre e, até agora, a melhor marca mundial do ano.
Entre os desportistas russos que poderão participar naqueles eventos destaque para Mariya Lasitskene, tricampeã mundial do salto em altura e ouro em Tóquio2020, e Anzhelika Sidorova.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.