A selecção nacional sénior masculina de basquetebol angolana defronta esta noite, às 18:00, no pavilhão Multiusos do Kilamba, a sua congénere do Egipto, em partida da segunda jornada do grupo C de qualificação ao mundial de 2019, que ditará o líder da série.

Angolanos e egípcios vêm de vitórias na ronda anterior, co-lideram o grupo com dois pontos, e tendo em conta o basquetebol apresentado, sexta-feira, perspectiva-se equilíbrio no jogo, mas com algum favoritismo para os anfitriões.

Morais, Cipriano, Roger Moore, Yanick e Gerson Domingos, integrantes do cinco inicial no triunfo inaugural e consequentemente mais utilizados, são chamados a maiores responsabilidades no sentido de anular aqueles que se revelaram melhor do lado contrário ante a RD Congo, como Gunady (18 pontos), Oraby (11) e Abdelhalim (10).

Será o reencontro entre ambos, desde a cabazada de Angola (83-63) nos quartos-de-final do Afrobasket2015, na Tunísia, e o facto de a equipa nacional actuar diante do seu público, com o qual quer se reconciliar na totalidade, pode influenciar.

Na ronda inaugural do torneio, Angola ganhou o Marrocos, por 62-56, ao passo que o Egipto superou a República Democrática do Congo (RDC), po 65-61, em desafios equilibrados.

Os jogos são referentes à primeira volta do apuramento, ao mundial, devendo a segunda acontecer em Junho próximo no Cairo (Egipto).