A seleção portuguesa feminina de basquetebol venceu hoje Israel 75-72, na quinta jornada do grupo D do Eurobasket, a primeira vitória em uma prova na qual já está eliminada.
Frente a um adversário com quem perdeu 59-56 em Telavive, a equipa nacional perseguia a primeira vitória no grupo e isso ficou claro no primeiro período, em que dois triplos de Maria João Correia e um lançamento exterior de Sofia Silva deixaram a equipa a ganhar por 8-0.
Muito competente no ressalto defensivo e no lançamento exterior - Israel apontou os primeiros pontos só ao quarto minuto de jogo -, o 'cinco' português não só manteve as adversárias sob controlo como ampliou a vantagem, concluindo o período com dez pontos de vantagem (20-10).
A melhoria no aspeto defensivo por parte da equipa visitante causou dificuldades à equipa portuguesa, que, sem conseguir manter o fluxo de pontos, viu Israel fazer um parcial de 7-0 e quase anular a desvantagem na saída para o intervalo (35-30).
A confiança da equipa forasteira continuou a manifestar-se em campo no terceiro período, com um parcial de 8-0 a dar o primeiro empate no jogo (38-38), mas, quando tudo parecia encaminhar-se para uma inversão no resultado, deu-se a reação portuguesa, pelo que as lusas atingiram o parcial a vencer (51-44).
Israel reagiu e, alicerçado nos 'triplos' e nos lances livres logrou empatar (69-69), mas a vitória acabou por cair para Portugal, vencendo por 75-72.
Portugal termina a sua participação na fase de qualificação defrontando na quarta-feira a Grã-Bretanha, em Manchester.
Comentários