
O poste Neemias Queta, campeão da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) em 2023/24 pelos Boston Celtics, está entre os 26 pré-convocados de Portugal para o Eurobasket2025, que se realiza de 27 de agosto a 14 de setembro.
Neemias Queta, que falhou toda a qualificação, como todos os jogadores que alinham na NBA, devido à coincidência de datas, poderá ser a grande figura da formação das ‘quinas’ em Riga, na Letónia, que será palco do Grupo A da fase final.
Entre os 26 eleitos, de uma lista da qual sairão os 12 convocados para a fase final, depois de um primeiro corte que deixará o grupo com 14 ou 15 jogadores, destaque ainda para a ausência de André Cruz, do Sporting, devido a lesão.
Nos pré-convocados estão todos os restantes basquetebolistas que participaram na qualificação e três novidades, nomeadamente Miguel Correia, do Galitos do Barreiro, e Gustavo Teixeira e Rodrigo Soeiro, ambos da Ovarense.
A lista tem também dois jogadores naturalizados, o extremo Travante Williams (Oradea, Rom), que fez toda a qualificação para o Eurobasket2025, e o poste Sasa Borovnjak (Antibes, Fra), sendo que só um poderá seguir para a fase final.
A formação das ‘quinas’ vai defrontar a Sérvia, de Nikola Jokic, a coanfitriã Letónia, de Kristaps Porzingis, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos.
Depois, os comandados de Mário Gomes defrontam os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro).
Para conseguir o apuramento para os oitavos de final, que se realizam em Riga, como toda a fase a eliminar, Portugal vai ter de ficar num dos primeiros quatro lugares.
A seleção lusa conta três participações na fase final, tendo sido 15.ª, entre 18 equipas, em 1951, em França, edição que jogou por convite, nona, entre 16, em 2007, em Espanha, e 21.ª, entre 24, com o pleno de cinco derrotas, em 2011, na Lituânia.
Portugal qualificou-se para o Eurobasket2025 ao vencer o Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, à frente de Bulgária, Roménia e Chipre, e ser terceiro no Grupo A da fase de qualificação, atrás de Israel e Eslovénia e à frente da Ucrânia.
A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.
Lista dos 26 pré-convocados:
- Base: Anthony da Silva (Évreux Basket, Fra), Carlos Cardoso (Oliveirense), Diogo Brito (Ourense, Esp), Diogo Gameiro (Benfica), Diogo Ventura (Sporting), Francisco Amarante (Oviedo, Esp), Gustavo Teixeira (Ovarense), José Barbosa (Benfica), Miguel Correia (Galitos do Barreiro), Pedro Bastos (Vitória de Guimarães), Rafael Lisboa (Ourense, Esp) e Sérgio Silva (Sporting).
- Extremo: Diogo Araújo (Oliveirense), João Grosso (Winterthur, Sui), Nuno Sá (Galomar), Rodrigo Soeiro (Ovarense), Rúben Prey (Universidade St. John’s, EUA), Travante Williams (Oradea, Rom) e Vladyslav Voytso (Cantabria, Esp).
- Poste: Cândido Sá (CB Cáceres, Esp), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado (FC Porto), Miguel Queiroz (FC Porto), Neemias Queta (Boston Celtics, EUA), Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães) e Sasa Borovnjak (Antibes, Fra).
Comentários