A 8ª edição do torneio de basquetebol "Victorino Cunha" arranca na quarta-feira em Luanda, no pavilhão com o mesmo nome, com os anfitriões, 1º de Agosto, a defrontarem, às 20h00, o Recreativo do Libolo, numa reedição da final do campeonato angolano transato.
Antes jogam Petro-Interclube, às 17h00, nesta prova que decorrerá até sexta-feira em homenagem ao antigo técnico "militar" e selecionador tri-campeão africano com a seleção angolana, Victorino Cunha.
O torneio afigura-se bastante competitivo, na medida em que reúne as principais formações do basquetebol do país, contrariamente à edição anterior na qual o d’Agosto não teve grandes dificuldades para conquistar o troféu, ante as "frágeis" equipas do Atlético Sport Aviação (ASA) e Universidade Lusíada. O Interclube participou igualmente da prova transata.
O duelo entre o 1º de Agosto e Petro de Luanda acontece na última jornada, sexta-feira, às 19h15.
À semelhança das edições anteriores, haverá durante os três dias de competição um ciclo de palestras sobre variados temas, com realce para "princípios a respeitar na defesa homem-a-homem e no contra-ataque", "estilo emocional", "atitude do treinador" e "dificuldades com defesa à zona: verdade ou mito".
Serão oradores técnicos angolanos e estrangeiros como Raul Duarte, Lazare Adingono, Alberto Babo, Ricard Casas, Jorge Araújo e o homenageado Victorino Cunha.
O 1º de Agosto lidera o ranking desta prova com quatro troféus, enquanto o Petro, Libolo e a equipa SGA University, dos Estados Unidos, têm um título cada.
Comentários