A seleção portuguesa de basquetebol de sub-20 assegurou hoje a permanência na Divisão A do Eurobasket feminino da categoria, ao vencer a Polónia, por 61-46, nos oitavos de final da competição que decorre na cidade húngara de Sopron.

"Foi um feito notável. As pessoas não se apercebem da importância de continuarmos a evoluir entre as melhores seleções europeias de sub-20", disse Nuno Manaia, responsável pelo setor feminino da Federação Portuguesa de Basquetebol, em declarações à agência Lusa.

Na quinta-feira, Portugal vai encontrar nos quartos de final o vencedor do embate entre Itália e Eslovénia, que se defrontam hoje.

Hoje, no encontro dos ‘oitavos’, a seleção comandada por Eugénio Rodrigues liderou o marcador do primeiro ao último minuto, resistindo bem à maior capacidade atlética das polacas.

A seleção nacional chegou ao intervalo com uma vantagem de seis pontos (30-24) e abordou o terceiro período de forma muito concentrada, evitando a tentativa de recuperação da Polónia.

A poste Beatriz Jordão (17 pontos e 15 ressaltos) e as bases Ana Rodrigues (15 pontos e três ressaltos) e Luana Serranho (12 pontos e quatro ressaltos) foram as jogadoras mais valiosas da turma das ‘quinas'.