Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) sagrou-se hoje campeão português sub-23 de fundo em masculinos, no segundo dia dos Nacionais de ciclismo de estrada, a decorrer até domingo em Castelo Branco.
Andrade, de 21 anos, cumpriu os 170,5 quilómetros com partida e chegada em Castelo Branco em 4:12.35 horas, batendo num 'sprint' reduzido dois homens da Efapel que integraram parte da fuga que decidiu a corrida: Fábio Costa foi segundo e André Domingues terceiro, este último a quatro segundos dos dois primeiros.
Depois de uma seleção inicial nos primeiros 89 quilómetros, antes da entrada no circuito urbano, as movimentações decisivas deram-se nas voltas finais, com Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista) a isolar-se a cerca de 40 quilómetros do final, sendo apanhado a 15 do fim.
Mais tarde, e com os grupos da frente a juntarem-se e desagregarem-se, Fábio Costa estava na frente, a 7.000 metros da meta, antes de Andrade fazer a junção, seguido dos restantes resistentes.
No 'sprint' final, na Avenida do Empresário, o homem da Hagens Berman Axeon foi o mais rápido, tomando posição e não a cedendo até à meta, somando a primeira vitória pela 'fábrica de talentos' norte-americana, a que chegou em 2020 depois de correr em 2019 pelo Feirense, equipa dirigida pelo pai, o antigo ciclista Joaquim Andrade.
No domingo, entra em ação o pelotão da elite masculina, pelas 11:30, cumprindo um total de 192,2 quilómetros no encerramento dos Nacionais, já depois de coroados os vários campeões nacionais de paraciclismo.
Comentários