A equipa das quinas volta a encontrar no seu caminho a selecção do Azerbaijão, após a ter defrontado na fase de qualificação.

Na altura, no dia 19 de Março de 2009, em Viana do Castelo, registou-se um empate a três golos. Portugal só conseguiu igualar o placard já bem perto do fim através de uma grande penalidade convertida por Joel Queirós.
A selecção do Azerbaijão acabou por qualificar-se para o Europeu em segundo lugar no grupo de Portugal.

Agora na Hungria, os azeris têm se apresentado como a maior surpresa do campeonato Europeu quer pela qualidade do futsal apresentado, quer pelos resultados obtidos. Esta formação terminou a primeira fase do Europeu com duas importantes vitórias sobre a Hungria (3-1) e sobre a também semi-finalista República Checa (6-1). Nos quartos-de-final a selecção do Azerbaijão empatou a três golos com a Ucrânia e obrigou o jogo a seguir para as grandes penalidades, acabando aí por vencer a partida.

Recorde-se que, anteriormente, o Azerbaijão nunca havia alcançado qualquer fase final de um Europeu.

O adversário de Portugal conta com cinco brasileiros naturalizados que dão um outro “perfume” ao futsal jogado por esta equipa. Alguns dos jogadores em destaque nesta formação são: Serjão, pela sua constituição física torna-se muito perigoso na área ganhando a maior parte das bolas divididas, Thiago, um goleador nato, e ainda o guarda-redes Andrey Tveryankin, que tem sido um dos principais responsáveis pela caminhada que o Azerbaijão tem feito nesta competição.

Portugal e Azerbaijão já se defrontaram por seis vezes, tendo os lusos registado cinco vitórias e apenas um empate.

Na selecção nacional, Orlando Duarte deve, esta tarde, manter a aposta em Bebé na baliza, após a boa resposta deste, dada na última partida, e promover à titularidade no cinco inicial, Joel Queirós. O pivot do Benfica é o melhor marcador da selecção nacional neste torneio, contudo ainda não começou qualquer partida a titular. Pela boa exibição registada no último encontro e pelos dois golos apontados, o seleccionador nacional deve colocá-lo de início.

Nota para ainda o facto curioso de Jorge Braz, treinador nacional da selecção de futsal, ter feito a sua estreia na equipa das quinas em 23 de Setembro de 2003, precisamente numa partida frente ao Azerbaijão.

O Azerbaijão – Portugal joga-se esta quinta-feira no Fönix Arena, em Debrecen, pelas 16h30.