Portugal continua a preparar o jogo com o Japão, da 2.ª jornada da primeira edição do Mundial feminino de futsal. Em caso de triunfo neste jogo do Grupo C, a seleção nacional garante o acesso aos quartos de final da prova que decorre em Manila, Filipinas.

O selecionador nacional, Luís Conceição, já fez a antevisão do jogo, em declarações à Federação Portuguesa de Futebol.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Objetivo: "Sabíamos que, dentro do grupo, o Japão seria o adversário mais difícil e que o segundo jogo seria decisivo, que poderia carimbar-nos a passagem, não dando, de forma direta, a liderança do grupo".

Japão diferente da Tanzânia? "São adversários completamente diferentes, em termos de qualidade individual e de jogo. A Tanzânia é passado; sabíamos, claramente, que éramos superiores. Quanto ao Japão, entre as seleções que temos acompanhado, nos últimos anos do futsal feminino, é das melhores; das que têm melhor variabilidade nos esquemas táticos, principalmente, ofensivos."

Elogios ao Japão: "A forma como se adaptam às situações e procuram outras soluções, em função do que se está a passar no jogo... Sem dúvida, é das melhores e o perigo pode vir mais daí. Vamos ter de estar muito bem preparados e focados nesses momentos dos esquemas táticos que lhes são mais favoráveis, junto da nossa baliza. Esse é o ponto forte do Japão. Quanto a nós, principalmente, é focar-nos no que temos a fazer: competir à séria, não as deixar respirar, [ser] extremamente agressivos com bola e sem bola porque, a esse nível, se competirmos dessa forma, vamos levar o jogo para o caminho que queremos e sair satisfeitos, no final."

Balanço até agora: "Tem sido um misto de emoções de vivermos tudo isto e de adaptar-nos a esta cidade: trânsito, temperaturas... diariamente, temos de ajustar alguma coisa, porque é difícil prever o que possa acontecer a seguir, e até nisso tem sido fantástico. Neste tempo juntos, elas têm aproveitado para saborear ao máximo o que é estar neste Mundial, coisas diferentes, o pisar o palco."

Estreia frente a Tanzânia: "O primeiro jogo trouxe muitas emoções. Cada uma delas viveu aquilo à sua maneira, mas, depois de começar o jogo, a bola começa a rolar, os golos começam a acontecer, e agora já passou. São momentos que ficarão para sempre gravados na carreira delas. É desfrutar, ao máximo."

A seleção feminina nacional de futsal realizou, esta tarde, o último treino antes do encontro de amanhã, com o Japão. O palco do ensaio geral foi o pavilhão de Tuloy Don Bosco, nas instalações de uma fundação que acolhe crianças desfavorecidas.

A segunda ronda do Grupo C do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal arranca às cinco da manhã de Portugal continental, com o Nova Zelândia-Tanzânia.

O Portugal-Japão está marcado para às 07h30, hora de Portugal continental, no PhilSports Arena, em Pasig, na área metropolitana de Manila.

Eis as convocadas de Portugal para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)