Portugal tem ainda uma final para disputar neste último dia dos Mundiais, com Fernando Pimenta a competir em K1 5000 masculino, às 17:39 locais (13:39 em Lisboa).
Esta é a segunda medalha de ouro que Portugal arrecadou até ao momento em Samarcanda, tendo o próprio Messias Baptista vencido a primeira, no sábado, juntamente com Teresa Portela, em K2 500 misto.
A canoísta, que falhou a presença na final por 41 centésimos de segundo, deu a entender que terá sido esta a sua última prova em K1, devido ao desgaste que esta disciplina causa.
Agora com 45 anos, a jogadora de padel ainda compete ao mais alto nível e é a atleta portuguesa com mais sucesso de sempre na modalidade. Além de ter brilhado pelas cores nacionais, ainda fez dupla com uma das melhores da atualidade, Paula Josemaría.
Ernesto Silva conquistou o ouro com a pontuação de 150.29, no total das duas provas (‘style dance’ e ‘freedance’), mostrando-se satisfeito com o feito conseguido.
O selecionador Paulo Ribeiro também anunciou as chamadas do olímpico Gustavo Ribeiro, Gabriel Ribeiro, Madu Teixeira e Pacal Teixeira, para ‘street’, e Thomas Augusto, em park, disciplina na qual se vai estrear nos Jogos Paris2024.
Apesar da derrota com Bekauri, Sanshiro Murao (prata) deu ao Japão a sétima medalha em 10 possíveis, com a garantia de pódios em todos os dias da competição.
Fu Yu foi hoje eliminada na ronda de 32 dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tendo Portugal terminado a participação na prova de singulares com o seu 17.º lugar.
Este foi o quarto pódio para Portugal nestes Europeus, uma vez que à prata e ao bronze de Rui Lacerda se juntam dois ouros da júnior Maria Gomes, em K1, tanto na prova longa como na ‘short race’.
Madalena Costa conquistou o ouro com a pontuação de 232.62, no somatório das duas provas, programa curto e longo, e bateu o seu recorde pessoal no programa longo, com a pontuação de 151.85 (a marca anterior era de 148.31).
Na quinta-feira, Maria Luísa Gomes tinha vencido a regata curta, de 3,4 quilómetros, sendo acompanhada no pódio pela mesma rival dinamarquesa, bem como pela espanhola Laura Figaredo.
A cavaleira de 37 anos, 27.ª no torneio individual e oitava na prova por equipas de dressage em Tóquio2020, encabeça a equipa lusa de dressage, que fica completa por Rita Ralão Duarte e João Moreira.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.