A Madeira recebe pela terceira vez o Europeu Open de natação paralímpica, com um recorde de 427 nadadores, numa prova que foi, esta quinta-feira, apresentada e que decorre nas Piscinas Olímpicas da Penteada, entre 21 e 27 de abril.
António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), salientou que a "Madeira tem o melhor complexo de piscinas do país", tendo ainda destacado a qualidade organizativa e as condições de acolhimento da região para "organizar estes eventos".
"Temos de levar a natação de norte a sul e ilhas", além de que a Madeira sempre demonstrou um "apoio inequívoco em todas as atividades", disse António José Silva, grato por esta "parceria de longa data com a Madeira".
Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, sublinhou os "ganhos económico-financeiros" desta competição, através das "mais de mil pessoas concentradas na Região durante dez dias", o que permite um "ganho extraordinário" e um retorno que vai além da vertente desportiva.
O Complexo das Piscinas Olímpicas da Penteada, no Funchal, foi inaugurado em 2004 e é uma "obra reconhecida por todos os que nos visitam", o que comprova a relevância que o Governo Regional da Madeira atribui ao desporto como veículo de promoção" da região, sublinhou Jorge Carvalho.
Esta é a terceira vez que a ilha da Madeira recebe o Europeu Open de natação paralímpica, depois de já ter sido anfitriã das edições de 2016 e 2021, que serviram como provas de qualificação para os Jogos Paralímpicos do Rio e de Tóquio, respetivamente.
Estarão presentes 427 atletas, oriundos de 51 países, o que permite superar o recorde de participantes da última edição, em 2021, onde estiveram a competir 370 atletas de 47 delegações, tendo nessa competição sido batidos 13 recordes mundiais ao longo dos sete dias de prova.
Neste Europeu Open de natação paralímpica, Portugal estará representado por sete nadadores, que têm aqui uma derradeira tentativa para obterem a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Paris, que terão início a 28 de agosto e vão até 8 de setembro.
Comentários