A seleção portuguesa de râguebi defronta a Espanha, no domingo, com “ambição” de atingir a final do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), assumiu este sábado o ‘capitão’ Tomás Appleton, apesar de reconhecer alguma inexperiência do grupo.

“Existe essa ambição porque, no ano passado, conseguimos chegar à final e nós queremos sempre mais, queremos ser ambiciosos, mas a verdade é que estamos no início de um ciclo. É um grupo novo, se calhar ainda um bocadinho ‘verde’, embora com muito potencial”, assumiu o centro dos ‘lobos’, no dia do ‘Captain’s Run’, no Estádio do Restelo.

Os ‘leones’ “também estão num processo de restruturação”, reconheceu Appleton, “assim como qualquer equipa desta competição está numa restruturação tendo em vista o Mundial de 2027”, mas os portugueses estão “muito motivados depois da vitória na Roménia”.

“Um Portugal-Espanha é sempre um jogo especial e nós, enquanto jogadores, valorizamos isto muito. Não só por todo o historial que existe entre o râguebi português e o espanhol. É um jogo que é sempre para ganhar”, reconheceu o ‘capitão’.

Para isso, os ‘lobos’ vão precisar “que os avançados estejam muito bem” e consigam “muito boas fases estáticas” para “dar bolas de qualidade aos três quartos”.

“Esse é muito o nosso ADN e a forma como gostamos de jogar. Gostamos muito de jogar um râguebi invasivo, explosivo, a fazer a bola correr à mão e, se tivermos boas plataformas de ataque, essa é a melhor maneira de o conseguirmos fazer”, analisou.

Ao contrário das habituais 48 horas de antecedência, a equipa técnica liderada pela consultor da World Rugby Daniel Hourcade apenas hoje anunciou a equipa titular para enfrentar a seleção espanhola.

Portugal vai jogar, de 1 a 15, com António Machado Santos, Luka Begic, Abel da Cunha, José Madeira, Martim Bello, David Wallis, Nicolas Martins e João Granate, Hugo Camacho e Hugo Aubry, Lucas Martins, Tomás Appleton, José Lima, Pierre Sayerse e Manuel Cardoso Pinto.

No banco de suplentes vão estar André Arrojado, Pedro Vicente, Diogo Hasse Ferreira, Duarte Torgal, Vasco Baptista, Diego Pinheiro Ruiz, Duarte Azevedo e José Paiva dos Santos.

A seleção portuguesa de râguebi recebe a Espanha no domingo, em encontro das meias-finais do REC24, com início previsto para as 15:00, no Estádio do Restelo, em Lisboa, e arbitragem do francês Benoît Rousselet.

Portugal qualificou-se para as meias-finais em primeiro lugar do Grupo B, após perder na Bélgica (10-6) e vencer a Polónia (54-7), em casa, e a Roménia (49-24), em Bucareste.

Já a Espanha qualificou-se em segundo lugar do Grupo A, após vencer nos Países Baixos (20-18), a Alemanha (27-5), em casa, e perder na Geórgia (38-3).

As finais estão previstas para 17 de março, no Estádio Jean Bouin, em Paris.

O Rugby Europe Championship é o principal torneio europeu de seleções, com exceção do torneio das Seis Nações, que é uma competição privada.

O antigo torneio das 'Seis Nações B', disputado por oito seleções desde 2023, disputa-se anualmente e é considerado o Campeonato da Europa da modalidade.

Portugal venceu o torneio em 2004 e sagrou-se vice-campeão no ano passado, após perder a final, em Badajoz, frente à Geórgia (38-11), seleção que domina o historial da competição com 15 títulos em 21 edições.