Tomaz Morais considerou que depois da estreia em Mundiais, em 2007, foram lançadas as bases da atual equipa, e houve uma aposta na formação de jogadores, com a criação de três academias regionais, e de árbitros.
Carlos Amado da Silva, que falava à imprensa na chegada dos ‘Lobos’ a Portugal, depois da participação no Campeonato do Mundo, que se realizou em França, garantiu que o próximo líder da equipa técnica será gaulês.
A seleção portuguesa de râguebi alcançou, no domingo, a sua primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de râguebi, ao bater as Fiji, por 24-23, no último encontro do Grupo C do França2023.
Ana Catarina Mendes esteve presente na cidade francesa de Toulouse, para assistir ao quarto e último jogo de Portugal no Grupo C do Campeonato do Mundo.
Marcelo Rebelo de Sousa “felicita calorosamente a Seleção Nacional de Râguebi, ao conquistar pela primeira vez na sua história, uma vitória numa fase final de um Mundial”.
Os 'lobos' entram para o encontro no último lugar do grupo e até podem ultrapassar a Geórgia, terminando em quarto lugar, mas isso não vale mais do que a consolação de escapar à última posição.
João Mirra, treinador adjunto da seleção portuguesa de râguebi, assume que vencer as Fiji é um dos objetivos para o último jogo do Mundial, mas advertiu que o adversário tem “qualidades brutais”.
No sábado, toda a atenção do XV francês vai estar no Escócia-Irlanda, essencial para saber mesmo quem é o próximo adversário. Se a lógica imperar e a Irlanda ganhar, será a África do Sul, ficando pelo caminho a seleção da Escócia.
As Fiji precisam de somar pelo menos um ponto contra Portugal para conseguir o apuramento para os quartos de final e deixarem a Austrália pela primeira vez de fora da fase de eliminatórias.
A Nova Zelândia fecha a participação no grupo com 15 pontos, enquanto o outro 'bilhete' para os 'quartos' só será conhecido sexta-feira, após o embate entre França e Itália. Os gauleses, com 13 pontos, estão em vantagem, mas se perderem com os transalpinos, que têm 10, ficam pelo caminho.
Pissarra, além disso, acredita que a FPR estará a preparar a sucessão “da melhor maneira”, e assegurou que a possibilidade de lhe suceder no cargo “neste momento, não é sequer um tema falado”.
Treinador adjunto da seleção nacional, Luís Pissarra, antevê um jogo “muito espetacular”, porque o “pendor” de Portugal “é o ataque, a velocidade e as Fiji também alinham nesse programa”.
A seleção portuguesa de râguebi defronta as Fiji no domingo, às 20:00 (hora de Lisboa), em Toulouse, em partida da quinta e última jornada do Grupo C do Campeonato do Mundo França2023.
Sob o comando de Patrice Lagisquet, Portugal conseguiu a qualificação para o Campeonato do Mundo pela segunda vez na sua história, após a primeira presença dos ‘lobos’ na competição, também em França, em 2007.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.