O experiente surfista norte-americano Rob Machado qualificou-se, este domingo, para as meias-finais do Capítulo Perfeito, em Carcavelos, tal como o brasileiro Lucas Chianca, com os jovens portugueses Tiago Stock e Salvador Vala também na luta pela vitória.

Os semifinalistas ficaram apurados durante a manhã, com o brasileiro Bruno Santos (antigo vencedor), Rob Machado, Salvador Vala (16 anos) e o norte-americano Dylan Graves na primeira bateria, e Tiago Stock (18 anos), Balaram Stack (Estados Unidos), Nathan Edge (Austrália) e Lucas Chianca - que venceu recentemente a prova da Liga Mundial de Surf (WSL) nas ondas gigantes da Nazaré - a comporem a segunda.

Pelo caminho ficaram alguns dos 'cabeças de cartaz' desta 10.ª edição do Capítulo Perfeito, como os lusos Tiago Pires e Nicolau von Rupp, ambos campeões de edições passadas da competição dedicada aos tubos, a manobra ‘rainha’ do surf.

Também os antigos vencedores Anthony Walsh (Austrália), Aritz Aranburu (Espanha) e Willam Aliotti (França) já foram eliminados, tal como Francisca Veselko, campeã mundial júnior em 2023, a única mulher em competição.

O público compareceu no areal da Praia de Carcavelos, em Cascais, para assistir à competição num soalheiro domingo de inverno.