O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, destacou a conquista do Eurosurf 2023 pela seleção lusa, hoje, em Santa Cruz, Torres Vedras, apontando para a excelência desportiva e de organização da prova.

"Parabéns à seleção nacional de surf pela conquista do título europeu! A competir em casa, em Santa Cruz, juntámos a excelência organizativa à excelência desportiva. Muitos parabéns aos atletas, técnicos e à Federação Portuguesa de Surf", escreveu o governante na rede social Twitter.

A seleção portuguesa de surf venceu hoje o Eurosurf 2023, nas ondas de Santa Cruz, com Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes a conquistarem o 'ouro' em surf e António Dantas e Raquel Bento de 'prata' no longboard.

Na final de surf feminino, Mafalda Lopes impôs-se a três espanholas, e, logo a seguir, foi a vez de Guilherme Ribeiro mostrar porque é o campeão nacional, batendo o irlandês Geaorid McDaid, o espanhol Luiz Diaz e o neerlandês Beyrick de Vries para arrecadar o ouro e, assim, selar o título europeu para Portugal.

Antes, foi Raquel Bento a conquistar a medalha de prata na competição feminina de longboard, e António Dantas a imitá-la no longboard masculino. O ouro em ambas as finais foi para os ingleses Emily Curry e Ben Skinner, respetivamente.

A jogar em casa, a seleção nacional foi representada no surf por Guilherme Ribeiro (Associação de Surf da Costa da Caparica), Guilherme Fonseca (Peniche Surfing Clube), Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube), Erica Máximo (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos), Gabriela Dinis (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos) e Mafalda Lopes (Associação de Surf da Costa das Caparica), enquanto António Dantas (Surfing Clube de Portugal) e Raquel Bento (NOCAS) foram os atletas em prova no longboard.