Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko superaram hoje as primeiras rondas do Saquarema Pro, sexta e última etapa do Challenge Series de surf, juntando-se a Yolanda Hopkins.

Joaquim Chaves e Mafalda Lopes ‘caíram’ na primeira ronda da etapa carioca, em ‘heats’ que foram batidos por surfistas lusos, casos de Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, respetivamente.

Guilherme Ribeiro vai defrontar o norte-americano Nolan Rapoza, o brasileiro Deivid Silva e ainda o costa-riquenho Carlos Muñoz, na sétima bateria da segunda ronda.

Na competição feminina, Teresa Bonvalot volta a competir no primeiro ‘heat’ da segunda ronda, frente à australiana Sally Fitzgibbons, que venceu a etapa da Ericeira e assegurou o regresso à elite, à havaiana Keala Tomoda-Bannert e à argentina Vera Jarisz.

Na bateria seguinte, Yolanda Hopkins, a única portuguesa com hipóteses de conseguir a promoção ao circuito mundial, que avançou diretamente para esta fase graças ao nono lugar no ranking de qualificação defronta a australiana Bronte Macaulay, a japonesa Nanaho Tsuzuki e a havaiana Nora Liotta.

Francisca Veselko vai ser a última portuguesa a enfrentar as ondas brasileiras, diante da espanhola Nadia Erostarbe, da australiana Ellie Harrison e da havaiana Eweleiula Wong, no quarto ‘heat’ da segunda ronda.

O período de espera do Saquarema Pro prolonga-se até 20 de outubro.