Os tenistas portugueses Gastão Elias, Jaime Faria e Henrique Rocha foram hoje eliminados na primeira ronda do Indoor Oeiras Open 3, torneio de categoria 100 do ATP Challenger Tour, que está a decorrer nos ‘courts’ cobertos do Jamor.
Numa jornada pouco feliz para as cores nacionais, o primeiro a ser afastado da segunda ronda do 'challenger' português foi o jogador da Lourinhã, Elias, após a derrota diante do ‘qualifier’ cazaque Beibit Zhukayev (244.º ATP), pelos parciais de 6-3 e 6-2.
Já depois do número cinco nacional e 372 mundial foi a vez do jovem Jaime Faria, vindo da segunda ronda do quadro principal do Open da Austrália, após a derrota frente ao sérvio Novak Djokovic, defraudar as expectativas do público, ao não conseguir evitar o triunfo do adversário suíço Marc-Andrea Huesler, por 6-3 e 6-2.
Apagado e desacertado em ‘court’, onde cometeu seis duplas faltas face a três ases e assinou mais erros que o helvético, o lisboeta, de 21 anos, cedeu a passagem à fase seguinte da prova a Huesler (163.º ATP), campeão do ATP de Sófia em 2022, que vai defrontar agora o ‘alternate’ Nikoloz Basilashvili (206.º ATP), da Geórgia.
Batalha mais renhida travou Henrique Rocha (174.º ATP), mas igualmente inglória, ao perder diante do ‘qualifier’ Mark Lajal (235.º ATP), da Estónia, pelos parciais de 6-3, 6-2 e 7-5 (7-5), ao fim de duas horas e 32 minutos.
Depois de ter disputado igualmente a fase de qualificação do primeiro ‘major’ do ano, o tenista natural do Porto, de 20 anos, somou a segunda derrota consecutiva em território nacional, após ter sido eliminado por Frederico Silva na segunda ronda do Oeiras Open 2, permitindo assim o encontro entre Lajal e o japonês Yasutaka Uchiyama (149.º ATP) na fase seguinte da prova.
Eliminados Gastão Elias, Jaime Faria e Henrique Rocha, Pedro Araújo (335.º ATP) foi o único representante nacional a sobreviver à ronda inaugural no Jamor, onde tem encontro marcado esta quinta-feira, não antes das 12:55 horas, com o ‘qualifier’ canadiano Liam Draxl (208.º ATP), responsável pela eliminação do terceiro cabeça de série, o neerlandês Jesper de Jong.
Comentários