Henrique Rocha, 164.º do ranking mundial, superou o 424.º da hierarquia com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-3, num encontro que teve a duração de uma hora e 58 minutos.
Tenista checa vai agora discutir um lugar na final de sábado com a vencedora do derradeiro embate dos quartos de final, que colocará frente a frente Iga Swiatek e Jessica Pegula.
Nas meias-finais, Tiafoe vai defrontar o também norte-americano Taylor Fritz, que chegou pela primeira vez a esta fase num torneio do Grand Slam, depois de derrotar nos ‘quartos’ o alemão Alexander Zverev.
Nuno Borges, de 27 anos, chegou pela segunda vez esta época os oitavos de final de um torneio do Grand Slam, depois da estreia no Open da Austrália, e na próxima semana vai subir ao 30.º lugar da hierarquia mundial.
O número um nacional termina, assim, a sua prestação no Open dos Estados Unidos, igualando o melhor resultado em torneios do Grand Slam, depois de também ter chegado à quarta ronda do Open da Austrália deste ano.
Sabalenka venceu os dois duelos anteriores contra Zheng, um deles na final do Australian Open, em janeiro. A bielorrussa está invicta há nove jogos, vinda de título em Cincinnati há duas semanas.
Borges, 34.º classificado do ranking ATP, superou Mensik (65.º) numa longa maratona de três horas e 54 minutos, que culminou com o triunfo do maiato em cinco sets.
Tenista luso salvou três matchpoints no 4.º set e acabou por vencer o jovem checo Jakub Mensik em cinco sets, com os parciais de 6-7, 6-1, 3-6, 7-6 e 6-0.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.