Nos quartos de final, o espanhol, de 21 anos, vai enfrentar o grego Stefanos Tsitsipas, nono ATP, que bateu o italiano Matteo Arnaldi, 35.º, em quatro ‘sets’, por 3-6, 7-6 (7-4), 6-2 e 6-2.
Swiatek, líder do ranking mundial, precisou de apenas 40 minutos para superar a 41.ª jogada da hierarquia por um duplo 6-0, após um embate sem história em que concretizou seis de oito pontos de break e ganhou 48 dos 58 pontos disputados.
Nos oitavos de final do torneio francês de terra batida, a segunda cabeça de série, de 26 anos, vai enfrentar a vencedora do embate entre as norte-americanas Madison Keys, 12.ª jogadora mundial, e Emma Navarro, 24.ª.
No dia em que celebra o seu 23.º aniversário, a bicampeã em título e número um mundial teve um triunfo fácil diante da 42.ª classificada do ranking WTA.
Rublev, sexto cabeça de série do torneio parisiense em terra batida, foi derrotado em três sets, pelos parciais de 7-6 (8-6), 6-2 e 6-4, num embate que durou duas horas e 33 minutos, frente ao italiano Matteo Arnaldi
O tenista alemão recorreu da sentença e o processo foi retomado esta sexta-feira. Número quatro do mundo não pode estar presente por estar a disputar o torneio de Rolland Garros.
Cabral e o colombiano Nicolás Barrientos perderam com o argentino Guido Andreozzi e o australiano Rinky Hijikata, em dois ‘sets’, pelos parciais de 7-6 (7-5) e 6-4, num embate que durou uma hora e 33 minutos, no court 2.
David Goffin e Iga Swiatek queixaram-se de incidentes com espetadores durante os respetivos encontros, incluindo ofensas verbais e o lançamento de pastilhas elásticas.
Perante a nipónica, atual 83.ª classificada do ranking WTA e que entrou no quadro principal proveniente do ‘qualifying’, Sabalenka impôs-se com um duplo 6-2, em apenas uma hora e quatro minutos.
Na terceira ronda do Grand Slam francês, o jovem italiano de 22 anos vai defrontar o vencedor do encontro entre o suíço Stan Wawrinka e o russo Pavel Kotov.
Iga Swiatek recuperou de uma desvantagem de 4-1 e anulou um ‘match point’ no nono jogo do terceiro set para vencer a antiga número um mundial, atualmente 134.ª do ranking WTA,
Vai agora defrontar o vencedor do encontro entre o norte-americano Sebastian Korda, número 28 do ranking, e o sul-coreano Soonwon Kwon, 494 da hierarquia.
Yannick Noah foi o último francês vencedor de um Grand Slam, quando conquistou Roland Garros em 1983, derrotando o então campeão em título, o sueco Mats Wilander.
Nuno Borges continuará em Paris para disputar o quadro de pares, ao lado do francês Arthur Rinderknech, com Francisco Cabral a ser o outro representante português na variante, fazendo dupla com o colombiano Nicolas Barrientos.
Na próxima ronda, Sabalenka vai defrontar a Moyuka Uchijima, 83.ª do ranking, ou a espanhola Irene Burillo Escorihuela, 302.ª, ambas vindas da fase de qualificação.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.