O segundo dia da segunda edição da Regata de Portugal foi mais curta que a anterior, devido às condições no Rio Tejo. A prova arrancou com uma hora e meia de atraso, o que levou a organização a encurtar as regatas para apenas quatro, em vez das sete programados.
Nesta sexta-feira a equipa Lusitânia Seguros, liderado pelo francês Damienl Lehl, foi a mais consistente, conseguindo roubar a liderança da prova aos suecos da Makro, comandados por Nicklas Dakhammar. Nesta altura a Lusitânia Seguros soma 22 pontos, menos três que a Makro. A equipa Gelpeixe, do skipper australiano Torvar Mirsky aparece na terceira posição com 41 pontos.
O melhor dos portugueses é a equipa da Rádio Comercial, liderada por Jorge Lima, apesar de ter caído um lugar em relação ao primeiro dia, estando agora com 44 pontos. Segue-se outra equipa lusa, a do Dário de Notícias, de Hélder Basílio, com 53 pontos. O Team SAPO desceu um lugar e é agora 7.º com 70 pontos, mais quatro que a equipa da TVI, do holandês Tobias Tannis. A equipa da Nacional, da espanhola Sofia Toro é última com 82 pontos.
O dia de hoje voltou a ser difícil para os velejadores, com vento forte, de terra, o que fez a vida negra às tripulações dos oito barcos em prova.
O velejador português Jorge Lima mostrou-se satisfeito com a prestação da sua equipa neste segundo dia, apesar de alguns erros.
"Apesar de termos velejado bem, houve dois ou três erros que fizemos, pela rapidez das situações, tivemos duas penalizações, que nos custou alguns pontos. Mas continuamos na luta pelo pódio e esse é o nosso grande objetivo", explicou.
Já o francês Cédric Pouligny, do Team SAPO, mostrou-se satisfeito com a evolução da equipa, apesar de terem caído um lugar na tabela.
"Hoje foi um dia mais ventoso, mas melhorámos imenso nas manobras por isso estamos satisfeitos com a nossa prestação. Se compararmos o dia de hoje com o de ontem, hoje houve muito mais vento, e a prova também foi mais curta. Não tínhamos tempo para pensar em nada, tínhamos de agir o mais rápido possível em todas as situações", começou por dizer.
"O que nós queremos mesmo é sentir que estamos melhores que no dia anterior, o mais importante é mesmo melhorar as nossas capacidades. As manobras e os arranques já correram melhor que ontem, por isso só queremos que amanhã sejam melhores que hoje", completo
A festa prossegue agora em terra, com os Santos Pa'Pulares, no Palco Alfama, com a cantora Ágata e os Show Daqui Para Fora, até às 02h da manhã.
Comentários