A tripulação nacional, que já tem presença assegurada nos Jogos de Londres2012, iniciou a regata da melhor forma, demonstrando o nível em que se encontra.
O vento fraco, a soprar entre os quatro e os sete nós, marcou a jornada de abertura do Mundial, criando dificuldades extra aos 168 velejadores presentes.
A dupla Seth Sailing Team garantiu ainda a quarta presença em Jogos Olímpicos, uma vez que conquistou vantagem suficiente na qualificação nacional para os principais rivais, a dupla António Matos Rosa e Ricardo Schedel, que terminou na 48.ª posição.
A dupla constituída por Álvaro Marinho e Miguel Nunes garantiu a qualificação para a Regata das Medalhas da classe 470 da Semana Olímpica Francesa de vela.
No quarto dia da Semana Olímpica de Hyères, sul de França, a dupla portuguesa reforçou o objetivo de se apurar para a "medal race" de sexta-feira, reservado aos dez primeiros da classificação geral.
No passado dia 16 de abril, o veleiro da Groupama foi reposto em águas brasileiras, depois das reparações feitas perante o problema causado pela queda do mastro.
O veleiro francês pretende terminar a quinta etapa, iniciada a 18 de março em Auckland, Nova Zelândia, e segurar o segundo lugar da classificação geral.
O veleiro francês está, desde as 3 horas e 55 minutos desta quinta-feira, em Punta del Este, no Uruguai, onde a equipa de terra vai juntar-se à tripulação do Groupama 4.
O Sanya e o Abu Dhabi já desistiram da quinta etapa, que liga Auckland (Nova Zelândia) a Itajai (Brasil), enquanto o Camper também está parado a fazer reparações.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.