Portugal lutou muito e ficou perto do objetivo, mas ficou arredado das meias-finais do Campeonato da Europa de voleibol masculino da categoria sub-22, ao perder hoje em Apeldoorn, nos Países Baixos, frente à Itália, por 3-1.
Depois de vencer os seus dois primeiros jogos, contra a França e contra a República Checa, o apuramento estava bem encaminhado, mas a vitória da França sobre a favorita Itália, na quarta-feira, e o resultado de hoje 'atiraram' os lusos para o terceiro lugar do Grupo II, com cinco pontos, contra seis de gauleses e transalpinos.
Os jovens comandados de João José estiveram muito perto de conseguir o feito, quando empataram o jogo 1-1 - então, Portugal ficava a um set de se apurar, em detrimento dos favoritos italianos. Mas tal não aconteceu, apesar da muita luta dada pelos portugueses.
Em 108 minutos de jogo, os parciais foram de 17-25, 27-25, 18-25 e 21-25 na primeira e única derrota portuguesa no torneio.
O italiano Tommaso Barotto, com 28 pontos, foi o anotador máximo do jogo, enquanto André Pereira contribuiu com 21 pontos para as contas portuguesas.
França e Itália avançam para as meias-finais, a disputar sábado, contra Países Baixos e Polónia, respetivamente, os apurados do Grupo I, disputado em Groningen, também nos Países Baixos.
Mau grado as dificuldades sentidas no apuramento, os italianos ainda são favoritos, já que são vice-campeões mundiais de sub-21 em 2023 e campeões europeus de sub-20 em 2022.
A fase final do Campeonato da Europa de sub-22 joga-se até domingo nas cidades neerlandesas de Groningen e Apeldoorn.
Comentários