No mesmo dia do anúncio da contratação de ‘Piu’, o Benfica comunicou a saída de Fernanda Silva, de 37 anos, capitã que liderou as ‘águias’ à conquista da Taça de Portugal em 2023/24.
A dupla portuguesa prossegue na sexta-feira a sua participação do Europeu rumo à fase a eliminar, com jogos decisivos frente aos suíços Tim Amrein e Julian Friedli e aos ingleses Peter Soczewka e Robert Morgan.
Na última época, o jogador passou pelos israelitas do Maccabi Telavive e pelos franceses do Narbonne, depois de em Portugal ter representado Fonte do Bastardo, VC Viana e Vitória de Guimarães.
O pedido de desculpas surge na sequência de um relatório independente sobre o tratamento dado a estas jogadoras, incluindo adolescentes até aos 14 anos, durante os seus treinos no Instituto do Desporto Australiano, em Camberra.
Uma entrada demolidora dos polacos no segundo set, com um parcial de 9-0, escreveu cedo a sua história, que terminou com um triunfo por 25-13 e a vantagem de 2-0 no encontro.
Portugal folga na terça-feira e prossegue a sua participação na fase final do Europeu na quarta-feira frente à Polónia, atual líder invicta do Grupo 1 e que ainda hoje defronta a França (segunda), e na quinta-feira com a Finlândia (quarta).
O primeiro triunfo de Portugal no Grupo I, após ter perdido na quarta-feira na estreia frente à anfitriã Bulgária e na quinta-feira com a Sérvia, em ambos os jogos por 3-1, foi alcançado pelos parciais de 25-21, 25-20 e 25-23.
O triunfo pode ser determinante para o segundo lugar do Grupo II torneio, que a seleção portuguesa deve disputar com os gauleses - os italianos são amplamente favoritos a ganhar a 'poule'.
O encontro mais esperado do campeonato, entre Benfica, vencedor das cinco últimas edições e ainda da Supertaça, e o Sporting, detentor da Taça de Portugal, vai acontecer na oitava jornada, marcada para 16 de novembro.
A seleção campeã olímpica em título, que terminou a fase regular na quinta posição, venceu a nipónica (quarta), pelos parciais de 25-23, 18-25, 25-23 e 25-23, e deixou boas indicações para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Na competição feminina, Beatriz Pinheiro e Inês Castro já tinham concluído a sua participação em Baden na sexta-feira, na sequência de duas derrotas na fase de grupos, que as deixaram no 13.º posto do torneio.
Com este triunfo, Portugal, que nos últimos quatro anos esteve na 'final four' desta competição, conseguiu um inédito apuramento para disputar no próximo ano.
Em femininos, a Suécia garantiu o triunfo na ‘negra’, no quinto e último set, num jogo que começou a vencer, mas em que permitiu a reviravolta das checas até ao 2-1, antes de se impor novamente no quarto e quinto parciais e vencer por 3-2.
Nas meias-finais, agendadas para domingo, as duplas portuguesas vão defrontar as vencedoras da eliminatória dos quartos de final entre a Letónia e a Alemanha, a realizar ao final da tarde de hoje.
Em Jurmala, na Letónia, os portugueses asseguraram a passagem ‘no sofá’, ao verem a Áustria vencer a Espanha, deixando os espanhóis no último lugar da ‘pool’ A e apurando Portugal ao lado dos austríacos.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.