Tetracampeão nacional de voleibol feminino, após ter batido o PV2014 Colégio Efanor (3-2), no quinto e último jogo da final do play-off do campeonato, o FC Porto foi afastado na última época dos ‘quartos’ da Taça de Portugal pelo Benfica.
Este resultado dá-lhes o 13.º posto e 140 pontos para o ranking mundial, depois de igualarem a prestação conseguida no Elite16 de Espinho e no Futures de Madrid.
Com nove pontos, os mesmos dos finlandeses, os portugueses já não chegam aos 10 de Espanha, que ocupa o quarto e último lugar de acesso à ‘final four’.
No palmarés da dupla, além do ouro mundial universitário, em 2022, destacam-se o bronze nos últimos Jogos do Mediterrâneo e o triunfo no torneio de Edmonton, em 2023.
A dupla portuguesa composta por João Pedrosa e Hugo Campos apurou-se hoje para os oitavos de final do Challenge de Stare Jablonki de voleibol de praia, na Polónia.
A etapa portuguesa da categoria Elite16, a mais alta do circuito, terá implicações na qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024, dado que atribui 600 pontos a cada jogador da dupla vencedora (1.200 no total), contra os 400 no Challenge (800) e 200 (400) no Future.
Numa partida muito equilibrada, os espanhóis saíram na frente, com o triunfo no primeiro set, por 25-23, mas Portugal reagiu, virou o jogo com os parciais de 25-21 e 25-22 e ‘selou’ a vitória no quarto e último set, que teve um final emocionante até ao 35-33 favorável aos lusos.
A Taça das Nações tem um formato de competição peculiar, em que cada país é representado por duas duplas e as eliminatórias são disputadas à melhor de três. O desempate é feito num parcial de 15 pontos ('golden set').
O primeiro jogo opõe os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa a Maciej Rudol e Filip Lejawa (12:30 em Lisboa) e o segundo os bicampeões nacionais João Pedrosa e Hugo Campos a Piotr Cantor e Jakub Zdybek (13:30).
Alexandre Ferreira (15 pontos) e Lourenço Martins (11) foram os melhores pontuadores portugueses, enquanto Chris Zuidberg (11) e Mateja Gajin (10) destacaram-se pelo Luxemburgo.
O Benfica foi a única equipa portuguesa que participou na mais importante prova europeia de clubes desta época, tendo sido eliminado na primeira fase, ao terminar no último lugar do Grupo C.
O Benfica está agora a um título de igualar o Técnico (13), o segundo clube mais vitorioso no campeonato nacional, num historial que é liderado pelo Sporting de Espinho, campeão em 18 ocasiões. Já o Sporting continua com seis cetros.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.