A última corrida da temporada de Fórmula 1 já faz parte do passado, mas a temporada só agora fechou oficialmente com a sessão de testes pós-época. Ao contrário de George Russell e Max Verstappen que foram dispensados, o novo campeão mundial marcou presença em Abu Dhabi.
Lando Norris fez questão de adotar um novo capacete dourado depois da conquista mundial, mas rapidamente disse que quer ter uns dias de férias.
"Quero esquecer a época, o que conseguimos, que sou um piloto de Fórmula 1", começou por dizer.
Logo seguida quis esclarecer que não quer esquecer o que foi conquistado, mas que procura ter uns dias de descanso longe dos holofotes. ""Quer dizer, não quero esquecer o que fizemos, só quero viver uns dias normais e poder ir jogar golfe ou algo do género."
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Novas experiências com rookies em destaque
A última sessão de treinos em Abu Dhabi serviu para que rookies pudessem rodar em carros de Fórmula 1 e para que começassem os testes às novas regulamentações para 2026. Foi dessa forma que as equipas se dividiram com os jovens pilotos de um lado e os habituais pilotos do grid com carros adaptados, com exceção de Russell e Verstappen.
Os carros adaptados foram configurados de forma a estarem semelhantes aos futuros monolugares com menos níveis de apoio aerodinâmico e com os novos pneus para 2026.
Em relação aos 'carros-mula', como são denominados, o principal destaque vai para a Mercedes. Isto porque foi a única construtora que apresentou um protótipo de asa dianteira com aerodinâmica ativa, prevista no regulamento do próximo ano. No fundo, o sistema de DRS como o conhecemos vai ser extinto. Por isso, a Mercedes procurou trazer um sistema na parte superior da asa dianteira até à ponta, que tem como objetivo reduzir o arrasto aerodinâmico nas retas.
Os resultados da Mercedes foram muito positivos com Kimi Antonelli em evidência ao completar 157 voltas e a terminar em sexto lugar com 1m25,170s. Este foi o melhor tempo dos carros adaptados. Em décimo lugar ficou Oscar Piastri, seguido de Lewis Hamilton e só em 12.º aparece Lando Norris.
Mais rápidos estiveram os rookies com Jak Crawford a fixar o melhor tempo (1m23,766s), enquanto piloto de testes da Aston Martin. Paul Aron (Sauber) e Luke Browning (Williams) completaram o pódio.
É de notar que a Cadillac não esteve presente na sessão.
Nota para a estreia discreta de Isack Hadjar na Red Bull.
"Foi fantástico dar as minhas primeiras voltas como piloto oficial da Red Bull. É bom saber que em janeiro terei a oportunidade de trabalhar com ainda mais membros desta equipa que me acolheu tão bem", referiu o piloto franco-argelino.
Mudanças de peso em 2026
Para além das mudanças previstas no regulamento para os carros no próximo ano, a Fórmula 1 vai ter a ausência de um nome de peso: Helmut Marko.
O consultor da Red Bull vai deixar a equipa ao fim de 20 anos, anunciou a construtora austríaca. Helmut Marko foi considerado um dos responsáveis pela academia da Red Bull e sempre foi muito próximo de Max Verstappen.
Comentários