A 71.ª edição do Grande Prémio de Macau arranca na quinta-feira, sem a principal prova de automóveis, a Fórmula 3 (F3), substituída pela Fórmula Regional, mas com muitas promessas na modalidade.

A primeira edição da Taça do Mundo da Fórmula Regional F3 vai contar com cinco pilotos que fazem parte dos programas de desenvolvimento das construtoras da Fórmula 1 (F1): Dino Beganovic e Tuukka Taponen (Ferrari), Alexander Dunne e Ugo Ugochukwu (McLaren) e Oliver Goethe (Red Bull).

Atualmente, existem cinco séries de Fórmula Regional certificadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a decorrer globalmente - Américas, Europa, Japão, Médio Oriente e Oceânia - com 92 pilotos a correrem em todo o mundo.

O campeão da série da Europa, Kimi Antonelli, vai no próximo ano correr na F1 pela Mercedes.

A Taça do Mundo vai contar com o campeão de 2023 da série japonesa, Sota Ogawa, assim como o piloto da casa Tiago Rodrigues, de 17 anos, vencedor em 2023 do campeonato de Fórmula 4 da China.

O Grande Prémio de F3, inaugurado em 1983 no território e ganho nesse ano pelo piloto brasileiro Ayrton Senna (1960-1994), era a principal prova do maior cartaz desportivo de Macau.

Entre 2020 e 2022, as competições da FIA não integraram o calendário do Grande Prémio de Macau devido à pandemia da covid-19, que levou as autoridades da região administrativa especial chinesa a fecharem as fronteiras a estrangeiros.

As taças do mundo FIA de Carros de Turismo e Fórmula 3 regressaram ao território em 2023 para a 70.ª edição do evento.

Mas, em maio, a FIA anunciou que, a partir deste ano, a corrida de F3 seria substituída pela Taça do Mundo da Fórmula Regional, uma categoria de monolugares lançada em 2018 para campeonatos regionais certificados de F3.

O evento, de quatro dias, dois dos quais de treinos livres e qualificações, na quinta-feira e sexta-feira, integra mais seis corridas: o 56.º Grande Prémio de Motos de Macau, a Taça do Mundo de Carros de Turismo de Macau, a Corrida da Guia Macau, a Taça GT Corrida da Grande Baía, a Taça Macau Roadsports e o Macau Roadsport Challenge.

Na prova de motos, o destaque vai para os britânicos Michael Rutter, com nove vitórias no circuito da Guia, e Peter Hickman, que vai tentar defender o título conquistado em 2023.

Na Taça do Mundo de Carros de Turismo, o ítalo-suíço Edoardo Mortara persegue o 11.º título em Macau, em várias categorias, incluindo a F3, mas terá pela frente o vencedor do ano passado, o alemão Maro Engel.

Na Corrida da Guia Macau, o favorito entre 32 pilotos de 16 países e territórios é o britânico Rob Huff, de 44 anos, que persegue a 12.ª vitória no circuito.

Disputado no icónico traçado citadino de 6,2 quilómetros, o Grande Prémio é considerada uma das provas automobilísticas mais perigosas do mundo, uma vez que, em alguns pontos, o circuito da Guia não vai além dos sete metros de largura.