No ano em que se assinalam 30 anos da morte de Ayrton Senna, o Autódromo José Carlos Pace vai encher-se de homenagens ao herói da casa. Interlagos vai voltar a receber uma corrida de Fórmula 1, neste que é o Grande Prémio que antecede as últimas três provas da temporada.

São Paulo tem por hábito oferecer boas corridas aos espectadores, principalmente devido ao facto de ser uma pista com características incertas. Para além de existirem várias oportunidades de ultrapassagem, as condições atmosféricas são instáveis e podem proporcionar momentos inesperados como é o caso da necessidade de haver Safety Car em pista. Para este fim de semana é esperada que a chuva marque presença no autódromo.

As contas para o campeonato não sofreram grandes alterações no México, mas a distância entre Verstappen e Norris encurtou-se ligeiramente, passando de 57 para 47 pontos de diferença.

A prova do fim de semana passado não foi fácil para Max Verstappen que teve de tudo um pouco. Conseguiu passar para a liderança da corrida, depois viu Sainz passar e voltou à segunda posição, envolveu-se num duelo com Lando Norris e levou 20 segundos de penalização. Depois de cumprir a penalização foi ter ao fundo da tabela, mas cavalgou até terminar na sexta posição. Norris acabou mais sorridente depois de chegar ao segundo lugar do pódio e conseguir ganhar pontos ao seu concorrente direto.

As contas dos outros pilotos mantêm-se sem alterações, com destaque para Carlos Sainz que venceu a corrida e ganhou pontos a Piastri, estando agora separados por 11 pontos.

No Mundial de construtores, a Ferrari voltou a mostrar as garras e ultrapassou a Red Bull, ocupando a segunda posição. A escuderia italiana teve, pela segunda corrida consecutiva, os dois pilotos no pódio, com um deles a passar em primeiro pela bandeira axadrezada. Apesar de ser difícil, a equipa de Frédéric Vasseur ainda pode sonhar com o título de construtores, visto estar a 29 pontos da McLaren.

Para o Grande Prémio do Brasil, existem dois candidatos ao título que têm lutado por cada ponto e posição com alguma agressividade, especialmente Max Verstappen, alvo de críticas por parte de Lando Norris que acusou o neerlandês de ser “perigoso”. A pista de São Paulo pode oferecer mais uma corrida renhida, onde a estratégia e a adaptação dos pneus podem ser fundamentais, principalmente depois de estar prevista chuva e o asfalto ser “novinho em folha”.

Horários:

Sexta-feira, 1 de novembro
-Treinos Livres 1 14h30
-Qualificação Sprint 18h30

Sábado, 2 de novembro
-Corrida Sprint 14h00
-Qualificação 18h00

Domingo, 3 de novembro
-Corrida 17h00

Como é o traçado de Interlagos:

Pela primeira vez em 10 anos, o autódromo José Carlos Pace colocou um novo asfalto, incluindo no Pit Lane, o que poderá dificultar a adaptação à pista, bem como o nível de degradação dos pneus. Já que neste fim de semana vai haver corrida Sprint, as equipas só vão poder realizar um treino livre, na sexta-feira, para que encontrem a melhor configuração possível.

O traçado de Interlagos tem uma extensão total de 4,309 quilómetros com 15 curvas, nove para a direita e seis para a esquerda. Para esta pista, as equipas precisam de encontrar um equilíbrio entre a velocidade e a estabilidade do monolugar porque conjuga as retas longas com as curvas apertadas.

O circuito é um dos mais tradicionais da Fórmula 1 e, por isso, obriga a que os pilotos tenham habilidade e precisão para saírem do Brasil com bons resultados. Esta pista tem alguns pontos bastante conhecidos, como é o caso da sequência de curvas “ S do Senna” que é seguida pela “Curva do Sol” que antecede a “reta oposta”, feita a alta velocidade.

O traçado está 700 metros acima do nível do mar e tem algumas zonas de elevação que agitam os ânimos do público brasileiro.

Características do GP Brasil:

Número de voltas: 71
Cumprimento da pista: 4.309 km
Distância de prova: 305.879 km
Curvas: 15
Volta mais rápida: Valtteri Bottas 1min 10s 540 em 2018

Depois de realizada a corrida de Interlagos, a Fórmula 1 faz uma pausa de duas semanas para regressar aos Estados Unidos. Vai ser na excentricidade de Las Vegas que os pilotos vão fazer a antepenúltima prova da temporada, onde cada corrida pode baralhar as contas do campeonato e deixar Max Verstappen ou Lando Norris mais perto do troféu de campeão.