A Fórmula 1 divulgou esta sexta-feira o calendário completo do principal campeonato do mundo de automobilismo do próximo ano. A época de Fórmula arranca em março e acaba em dezembro.

Para 2025, teremos os mesmos 24 Grandes Prémios. A novidade para o próximo está na ordem das corridas.

Em 16 de março, Melbourne vai voltar a acolher o arranque do 76.º Mundial de Fórmula 1, algo que não acontecia desde de 2019, sendo que, em 2020, devia ter sido a primeira corrida, mas o grande prémio australiano acabou por ser adiado horas antes do início dos primeiros treinos, devido à covid-19.

As corridas do Barhain e da Arábia Saudita, que abriram a temporada 2024, mudaram para 13 e 20 de abril, respetivamente, para evitar o mês do Ramadão, sendo que em 2025 se voltam a disputar a um domingo, ao contrário deste ano, com o Grande Prémio de Las Vegas a ser o único a um sábado, em 22 de novembro.

Entre o Grande Prémio da Austrália e os do Barhain e da Arábia Saudita vão estar agora as corridas da China (23 de março) e Japão (06 de abril).

Serão três fins de semana consecutivos programados, emendando Japão, Bahrein e Arábia Saudita em abril, depois Ímola, Mónaco e Barcelona no final de maio e início de junho e, finalmente, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi para terminar a temporada no final de novembro e início de dezembro.

O resto do calendário de 2025 será muito semelhante ao de 2024, com algumas datas ligeiramente modificadas, como o Grande Prémio de Espanha em Barcelona, antecipado para o início de junho, e o da Hungria, agora depois da corrida da Bélgica, pouco antes da pausa do verão na Europa.

Haverá também um total de cinco 'back-to-back', dois fins de semana consecutivos de Grande Prémio, ao longo do ano.

No entanto, a Fórmula 1 não revelou o número de corridas 'sprint' nem os circuitos em que elas serão realizadas.

As datas e locais dos testes de pré-temporada também são desconhecidos por enquanto, mas provavelmente deverão ser realizados no Bahrain, assim como ocorreu nos últimos anos.

O calendário de 2025, no 75.º aniversário da Fórmula 1, vai manter as mesmas 24 corridas desta temporada, um recorde no campeonato, com o Grande Prémio de Abu Dhabi a fechar o Mundial, em 07 de dezembro.

Em 2026 o calendário contará com pelo menos uma novidade, com a chegada de Madrid, que organizará o Grande Prémio de Espanha  num circuito urbano. Podem acontecer outras mudanças, talvez em detrimento de algumas pistas tradicionais como Spa-Francorchamps (Bélgica), cujo contrato com a F1 termina em 2025.

Calendário do Mundial de Fórmula 1 de 2025

16 de março: GP da Austrália (Melbourne)

23 de março: GP da China (Xangai)

6 de abril: GP do Japão (Suzuka)

13 de abril: GP do Bahrain (Sakhir)

20 de abril: GP da Arábia Saudita (Jedah)

4 de maio: GP de Miami

18 de maio: GP da Emilia-Romagna (Ímola, Itália)

25 de maio: GP de Mónaco

1º de junho: GP de Espanha (Barcelona)

15 de junho: GP do Canadá (Montreal)

29 de junho: GP da Áustria (Spielberg)

6 de julho: GP do Reino Unido (Silverstone)

27 de julho: GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)

3 de agosto: GP da Hungria (Budapeste)

31 de agosto: GP da Holanda (Zandvoort)

7 de setembro: GP da Itália (Monza)

21 de setembro: GP do Azerbaijão (Baku)

5 de outubro: GP de Singapura

19 de outubro: GP dos Estados Unidos (Austin)

26 de outubro: GP do México (Cidade do México)

9 de novembro: GP do Brasil (São Paulo)

22 de novembro: GP de Las Vegas

30 de novembro: GP do Qatar (Lusail)

7 de dezembro: GP de Abu Dhabi (Yas Marina)

*Artigo atualizado