Não está fácil a vida da Red Bull desde o meio da temporada no Mundial de Fórmula 1 2024. E Max Verstappen tem consciência disso.

Depois do modesto 6.º lugar no GP de Itália, no passado domingo, em que a Red Bull perdeu muitos pontos para a McLaren na classificação do Mundial de Construtores e em que Verstappen viu também a sua vantagem no topo da classificação do Mundial de Pilotos para Lando Norris descer mais um pouco, o piloto neerlandês, de 26 anos, deixou um aviso à sua equipa.

"Se continuarmos assim, perderemos os dois campeonatos", alertou.

"No ano passado, tínhamos um grande carro, o carro mais dominante da história, e basicamente transformámo-lo num monstro", lembrou.

"Temos de trabalhar arduamente e mudar muitas coisas no carro, caso contrário perderemos tudo", frisou.

Verstappen, depois de dominar por completo o arranque de temporada, com 8 vitórias nos 10 primeiros Grandes Prémios, leva agora 6 corridas sem ganhar. A vantagem no topo da classificação no Mundial de Pilotos ainda é, ainda assim, larga: 62 pontos. Verstappen soma 303, Norris 241. Mas o britânico recuperou 16 pontos nos últimos dois Grandes Prémios e há ainda 8 provas por disputar.

A situação é mais preocupante, contudo, no Mundial de Construtores, onde a Red Bull tem agora apenas 8 pontos de avanço sobre a McLaren (446 contra 438). Nos últimos 6 Grandes Prémios a escuderia britânica somou mais 81 pontos do que a austríaca.