Uma boa segunda-feira, admitam lá, é uma segunda-feira com crónica, aqui do "Je". Boa, excepto se fores benfiquista e tiveres acabado de levar um arraial de golos no Estádio do Dragão. Aí, é melhor pôr bolinha no canto direito, porque vai ser pesado.

É verdade amigos, ontem jogou-se o Clássico dos Clássicos em Portugal e o FC Porto, numa altura em que Villas-Boas concorre à presidência do clube, decidiu fazer uma reedição do resultado de 2011.

Apesar de ser um novo 5-0, Rui Costa fez logo menção de dizer que foi o primeiro presidente a consegui-lo. É que o outro resultado é do legado de Luís Filipe Vieira e desses tempos ele não se lembra nem sabe de nada.

O Benfica teve possivelmente a pior festa de aniversário de que há memória. Na semana em que celebra os seus 120 anos (dependendo da lógica da fundação, pois há 120 anos o nome pelo qual é conhecido não existia no nome do clube), leva pancada do Sporting e do FC Porto. As duas prendas que os rivais deram, são do género daquelas que uma pessoa recebe dos tios, que a roupa que nos oferecem não nos serve nem dá para trocar porque compraram aquilo numa feira há 5 meses atrás. A roupa até nem era para nós, mas como não lhes servia, serviu mais tarde de prenda. Eu bem estranhei umas calças de livra rosa quando fiz 15 anos, mas ok. O Benfica bem que queria trocar estas duas derrotas, mas não consegue.

Dizer que o FC Porto fez gato sapato do Benfica é ser simpático, o FC Porto atropelou o Benfica sem dó nem piedade. Só não foi atropelo e fuga porque o FC Porto ainda assim está a seis pontos dos encarnados.

Tudo bem que Roger Schmidt tem duas baixas de vulto no plantel. Quem perguntam vocês? E eu digo-vos. Não é qualquer treinador que perde Paulo Gonçalves e César Boaventura e mantém o plantel equilibrado. Nós cá fora criticamos, mas só eles sabem a falta que esses dois 'craques', especialistas fazem a jogar em '4-4-Esquema'.

Otamendi é que não estava para esquemas e como por ter estado do outro lado, já sabia o que aí vinha e expulsou-se perto da hora de jogo. Tomou banho descansado, foi para o autocarro sozinho, viu o "Isto é gozar com quem trabalha" tranquilamente, calmo tal como a sua personalidade.

Enquanto isso, nas bancadas os adeptos do Benfica tinham um ataque nervoso, olhavam para o seu treinador e só pensavam que aquilo era "gozar com quem paga bilhete".

Estamos numa semana decisiva para as Legislativas e na minha opinião ganha o candidato que disser que despede o Roger Schmidt e ganha com maioria absoluta.

No lado do FC Porto, os adeptos saem de barriga cheia e mais indecisos sobre em quem votar nas próximas eleições. Pinto da Costa com o resultado de ontem não ganha um balão de oxigénio, ganha uma Amazónia.

No banco do FC, Porto, ao contrário do banco do rival, o seu treinador ganha mais uma importante batalha. Numa outra vida Sérgio Conceição terá sido um general. Imaginam o Sérgio Conceição, conhecido no seu meio por Viriato, a cascar nas poderosas legiões romanas e a defender o seu território com unhas e dentes? Eu imagino.

Viriato acabou traído, iremos ver como o Sérgio sairá do Dragão.

No final do Clássico, sabem quem estava com um sorriso de orelha a orelha?

Os sportinguistas, que após vencerem o Farense por 3-2, com menos um jogo são líderes isolados a dez jornadas do final do campeonato.

Numa noite em que as redes sociais do Benfica congelaram, ouvi dizer que abriu uma nova no Hi5.

Vêm aí dois meses emocionantes e nós cá estaremos para os dissecar satiricamente falando, ou escrevendo neste caso.

Viva o Futebol