Laurentino Dias aplaudiu hoje a iniciativa de o Governo investir 65 milhões de euros (ME) num Contrato-Programa para o Desporto para o período 2024-2028, mas disse preferir medidas de apoio “apropriadamente consensualizadas com o movimento desportivo”.
“Sempre me agrada ver os governos destinar novos meios financeiros ao sistema desportivo. Sendo esse o caso, aplaudo a iniciativa. Mas, ao espetáculo dos anúncios, preferirei sempre a oportunidade de medidas de apoio prévia e apropriadamente consensualizadas com o movimento desportivo”, defendeu.
O candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal reagiu assim, em declarações à Lusa, ao anúncio feito na terça-feira pelo Governo de um investimento adicional de 65 ME para o desporto.
Para Laurentino Dias, as medidas apresentadas pelo executivo deveriam ter sido acordadas com o Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação do Desporto de Portugal ou federações desportivas.
“São estas estruturas que sabem quais são as suas prioridades e do desporto português. Parece que não foi o caso e são simplesmente medidas do Governo. Apesar disso, sempre são bem-vindas em tempo natalício”, concluiu o antigo secretário de Estado do Desporto socialista.
O Contrato-Programa para Desporto 2024-2028 integra cinco medidas e 14 programas, alinhadas com os quatro objetivos do Governo para o setor: aumentar a prática desportiva, promover a igualdade de género, reduzindo a diferença entre homens e mulheres, aproximar Portugal do que são as boas práticas europeias e diminuir o nível de excesso de peso e obesidade.
Comentários