
Na extensa entrevista concedida esta quinta-feira à TSF enquanto candidato à presidência do Benfica, Luís Filipe Vieira falou ainda da aposta que pretende que o clube faça na formação, deixou ainda mais críticas a Rui Costa sobre os tempos em que este era o seu homem de confiança para o futebol, falou de quem o apoiou no passado e agora apoia outra candidatura e referiu-se também ao eventual regresso de Bernardo Silva às águias no final da temporada.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Plantel de 19 jogadores e o restante será preenchido pela formação: "Vamos adotar o modelo que queríamos para o passado e não conseguimos impor: quem vier vai trabalhar no máximo com 19 jogadores titulares e o resto terá de ser jogadores da formação. Não vamos abdicar disto. Isso será a condição para os treinadores. Vamos reter os jogadores da formação no plantel pelo menos dois a três anos e quando eu saí havia condições para isso. Temos de dar espaço à formação como faz o nosso rival, o Sporting. Ainda ontem, o João Simões fez um grande jogo em Nápoles e é um jogador da formação que apareceu por lesões que o Sporting teve e precisou de ir à formação."
Resposta a Rui Costa: "O Rui Costa teve de se desfazer de um plantel velho, mas eu mostrei que aquele plantel, quando o Jorge Jesus veio, teve por base decisões dele e do Tiago Pinto. A interferência que eu tive nessa altura foi o Pedrinho, Cebolinha (que foi um pedido do Jorge Jesus), Darwin, que até foi o Rui Costa que o foi buscar. Não fui eu que descobri o Weigl para gastar 20 milhões de euros, por exemplo".
Vários antigos homens de confiança de Luís Filipe Vieira na lista de João Noronha Lopes: "Quem diz que está contra o vieirismo, como ele diz... são vieiristas, de certeza. São excelentes profissionais, vale com eles todos. Em vez de ter orgulho do passado... mais valia Noranha Lopes explicar porque é que abandonou o Benfica na altura crítica quando foi a decisão do estádio. Foi mais fácil abandonar o Benfica com o pretexto da vida pessoal. Mas não foi só ele, havia muitos a dizer que o Benfica ia à falência."
Regresso de Bernardo Silva ao Benfica no final da época "Eu não vou dizer se faz sentido. Posso dizer o que aconteceu: no dia em que eu assinei vários contratos com jogadores, faltou o Bernardo. E o Paulo Gonçalves disse-me que faltava o Bernardo Silva e não se sabia porquê. No dia seguinte, assinámos e ele ficou no Benfica. Quando chegou o Jorge Jesus, dizem que não apostou nele. Mas ele naquela altura tinha espaço? Com o Gaitán pela frente, com o Salvio? Não tinha. Tivemos a opção de projetar a Academia e vender jogadores por 15 milhões de euros. O Bernardo Silva foi, o João Cancelo, o Ivan Cavaleiro e tivemos resultados a projetor jovens. Se ele um dia quiser voltar ao Benfica fico encantado da vida, será bom para todos."
Comentários