João Neves é o único jogador português no Top-10 dos melhores jovens jogadores da atualidade.

Numa lista que só inclui os jogadores até aos 20 anos, o médio do PSG surge no 9-º lugar da lista divulgada pelo CIES - Observatório do Futebol.

O estudo tem em conta a experiência relativa dos jogadores. Um fator de análise, diz o CIES, calculado com base nos minutos oficiais de jogos realizados na época passada, ponderados pelo nível desportivo das partidas disputadas.

Lamine Yamal lidera a lista com 2,75 vezes mais experiência do que a média medida para jogadores da mesma idade e posição. O espanhol de 17 anos partilha o pódio com Pau Cubarsí (x2,42), seu colega no Barcelona, e Endrick Felipe, antigo avançado do Palmeiras agora no Real Madrid (x2,41).

João Neves tem, segundo o estudo, 2.24x para experiência do que a média dos jogadores do mesmo intervalo etário. Na lista de 100 atletas figuram ainda nomes como Dário Essugo (Sporting, emprestado ao Las Palmas), Gustavo Sá (Famalicão) e Rodrigo Mora (FC Porto)

Fora das ligas Big-5 (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França), os três primeiros são o equatoriano Kendry Páez (Independiente del Valle, emprestado pelo Chelsea), o brasileiro Estêvão Willian (Palmeiras, também emprestado pelo Chelsea) e o turco Yasin Özcan (Kasimpaşa).

No total, 38 ligas estão representadas no top 100, com a Premier League a  liderar a lista com 13 jogadores presentes, seguida da Ligue 1 (francesa) com 10 atletas.