O Sindicato Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) e a UEFA assinaram hoje um acordo de cooperação que confere caráter oficial à plataforma Red Button, que permite aos jogadores darem informações sobre possíveis tentativas de viciação de resultados.

Lançada na Finlândia, há quase uma década, esta aplicação tem sido uma peça importante nos esforços da FIFPro para prevenir a existência de resultados combinados, e vem juntar-se, de forma oficial, à plataforma de denúncia da UEFA, a Integrity.

O acordo, hoje anunciado pelos dois organismos, permite que a FIFPro partilhe a informação recebida na aplicação com a unidade da UEFA responsável pela luta contra a viciação de resultados.

As denúncias feitas pelos jogadores podem ser feitas de forma anónima, e caso não o sejam, a identidade do jogador pode manter-se confidencial, caso este assim o entenda.

Os dois organismos vão enviar uma mensagem aos jogadores, pedindo-lhes que colaboram com a política dos 3 R (Reconhecer, Recusar e Reportar).

“O trabalho conjunto da comunidade futebolística, incluindo o uso de canais comuns para a denúncia de casos, é fundamental para identificar e desmantelar esquemas de corrupção sofisticados e complexos, que ameaçam a modalidade e as carreiras e as vidas dos futebolistas”, referem os dois organismos, num comunicado conjunto.