O Botafogo, de Artur Jorge, desperdiçou hoje oportunidade soberana de ficar mais próximo de garantir o título brasileiro de futebol, ao ceder inesperado empate caseiro (0-0) perante o penúltimo, o Cuiabá, na 33.ª jornada.

Com este resultado, e quando faltam disputar 15 pontos, o Botafogo viu reduzida a vantagem para quatro pontos sobre o Palmeiras, do também português Abel Ferreira, que, horas antes, bateu o Grémio por 1-0, com o técnico a reconhecer que dificilmente o título fugiria ao seu opositor.

Perante um adversário claramente mais fraco, o Botafogo, que teve os ex-portistas Alex Telles a titular e Tiquinho Soares no banco, teve 74% de posse de bola e rematou 28 vezes contra quatro, contudo, a eficácia na finalização não foi o forte do conjunto do Rio de Janeiro.

O Botafogo, que cedeu quatro empates nos últimos seis desafios em casa, e que só foi campeão por duas vezes na sua história, em 1968 e 1995, comanda com 68 pontos, mais quatro do que o Palmeiras, com 64, enquanto o Fortaleza fecha o pódio provisório, com 60.

O Palmeiras, atual bicampeão, com Abel Ferreira, soma 12 títulos no seu historial.

Em 21 de novembro, o Botafogo visita o Atlético de Minas Gerais, 11.º, enquanto o Palmeiras joga em casa do Bahia, sétimo.