O título do Brasileirão pode ficar decidido já na noite desta terça-feira. Antes de medirem forças na final da Taça Libertadores, sábado, em Lima, no Peru, Flamengo e Palmeiras entram em campo para disputar os respetivos encontros da jornada 36 da Serie A do campeonato brasileiro. E o clube carioca pode sagrar-se campeão já esta noite.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Em busca do seu primeiro título desde 2020, o Flamengo visita o Atlético Mineiro, enquanto o Palmeiras se desloca a Porto Alegre para defrontar o Grémio. Os rubro-negros somam, neste momento, 74 pontos, contra 70 do Palmeiras, com três jornadas por disputar.
Quer isto dizer que se o Flamengo vencer nesta madrugada de terça para quarta-feira (os jogos têm início marcado para as 00h30, hora de Lisboa, 21h30 hora local) e o Palmeiras perder. Só esta combinação de resultados deixa desde já o Fla campeão.
Isto porque se o Flamengo ganhar e o Palmeiras empatar, a vantagem do emblema do Rio de Janeiro será de seis pontos e o 'verdão' fica ainda com hipóteses matemáticas de igualar esse registo e ser, depois, campeão nos critérios de desempate (o primeiro é o número de vitórias, seguido do saldo de golos). Neste cenário de vitória do Flamengo e empate do Palmeiras, o Flamengo ficaria depois a precisar de somar mais um ponto nas duas derradeiras jornadas para se sagrar campeão sem depender de terceiros.
Abel ainda pode sonhar?
O Palmeiras de Abel Ferreira ainda pode, pois, sonhar com a conquista do título, embora as contas sejam muito complicadas, tendo já o próprio Abel Ferreira dito que "o Brasileirão está decidido".
Os últimos resultados do emblema paulista para o campeonato têm estado longe do desejável e se um empate caseiro com o Vitória na 34.ª jornada foi atenuado pela derrota do Flamengo com o Fluminense nessa mesma ronda, mas na 35.ª jornada o Palmeiras voltou a 'marcar passo' em casa, com novo nulo, desta feita ante o Fluminense, e o Flamengo aproveitou para vencer o Bragantino a dilatar para quatro os pontos de avanço no topo. O Palmeiras não ganha há quatro jogos (duas derrotas e dois empates) e não marca há três...
Contudo, as contas só se fazem no fim e ainda é possível Abel chegar àquele que seria o seu terceiro título de campeão brasileiro, depois dos conquistados em 2022 e 2023.
Depois da visita desta noite ao Grémio, o Palmeiras (já após a final da Libertadores), tem mais dois jogos fora até ao fim do Brasileirão: visita Atlético Mineiro (11.º classificado e já sem grandes objetivos até ao fim da temporada) e Ceará (14.º e ainda com ligeiros riscos de descer de escalão).
Já o Flamengo recebe precisamente o Ceará na 37.ª jornada e visita na 38.ª e última o surpreendente Mirassol, 4.º da tabela.
Mesmo que o Palmeiras vença os três jogos que lhe faltam até ao fim do campeonato, basta ao Flamengo ganhar dois, podendo dar-se ao luxo de perder um
Cruzeiro de Leonardo Jardim à espreita de deslizes
Quem também ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao título é o Cruzeiro, treinado por Leonardo Jardim. Neste momento, o conjunto de Belo Horizonte soma 68 pontos, menos seis do que o Flamengo e menos dois do que o Palmeiras.
Assim, se o Flamengo vencer esta madrugada o Atlético Mineiro, as já escassas hipóteses do Cruzeiro caem definitivamente por terra, porque mesmo caso de um eventual empate na pontuação final, o Flamengo teria sempre mais vitórias do que o Cruzeiro.
Até ao final do campeonato, a equipa de Leonardo Jardim visita o Ceará, recebe o Botago e termina a jogar no terreno do Santos. Mesmo que vença essas três partidas, precisará, para ser campeão, que o Flamengo não ganhe mais nenhuma e que o Palmeiras perca pelo menos uma.
De acordo com contas feitas pelo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, depois do fim da 35ª rodada as probabilidades de título do Flamengo são de 86,5%, enquanto as do Palmeiras são de 12,2% e as do Cruzeiro de apenas 1,2%.
Comentários