As equipas de futebol feminino do Torreense, Amora e Fiães defenderam hoje subidas ao campeonato principal, com o aumento do número de participantes, tendo avançado com propostas junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Num comunicado conjunto, os três clubes pediram à FPF que, depois de ter decidido terminar os campeonatos devido à pandemia da covid-19, avance com subidas ao escalão principal feminino, apresentando duas propostas.
A primeira consiste na “promoção dos dois clubes melhor classificados da Série Norte e da Série Sul do Campeonato da II Divisão Feminino à Liga BPI”, aumentando o quadro competitivo do escalão principal de 12 para 16 equipas na época desportiva 2020/2021, “com possibilidade de, nessa época desportiva e na época desportiva 2021/2022, descerem quatro equipas e subirem apenas duas”.
A segunda proposta defende a realização de um ‘play-off’, mediante sorteio, entre “os dois clubes melhor classificados da Série Norte e da Série Sul do Campeonato da II Divisão Feminino, a realizar na Cidade do Futebol, à porta fechada, sem apuramento de campeão, aumentando o quadro competitivo da Liga BPI de doze para catorze equipas na época desportiva 2020/2021, com possibilidade de, nessa época desportiva, descerem quatro equipas e subirem apenas duas”.
“Os três clubes apelam ainda para que, caso nenhuma destas opções seja aceite, lhes seja dado o acesso aos mesmos mecanismos de subida de divisão que sejam pensados e executados para os clubes do Campeonato de Portugal”, refere o documento.
Entre as propostas apresentadas à FPF, os clubes em causa pedem ainda uma “diminuição do fosso existente entre os apoios dados para os clubes participantes” do campeonato principal e do segundo escalão, bem como a “valorização do investimento financeiro” realizado pelos clubes da II Divisão, que “possibilitou o aumento da qualidade”.
O Torreense e o Amora lideravam a segunda fase do campeonato da II Divisão, da zona Sul, com seis pontos somados e dois jogos disputados, enquanto na série Norte estavam na frente o Famalicão e o Fiães, também ambos com seis pontos em dois jogos.
Os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal da época 2019/20 foram cancelados pela FPF no dia 8 de abril devido à pandemia de covid-19.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 133 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 436 mil doentes foram considerados curados.
Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, divulgado na quarta-feira.
Comentários